page view

Elon Musk indicado para comprar TikTok

Magnata estará a negociar com altos funcionários chineses, mas a ByteDance diz que é “pura ficção”. Se não for adquirida até dia 19, rede social será proibida nos Estados Unidos.

15 de janeiro de 2025 às 01:30

A poucos dias de se conhecer o futuro do TikTok nos Estados Unidos - se a rede social não for vendida até dia 19, poderá ser bloqueada no país -, a Bloomberg avança que Elon Musk está a negociar a compra da plataforma chinesa. Segundo a agência de notícias, as autoridades de Pequim estão a ponderar a possibilidade de Musk adquirir as operações norte-americanas da empresa, caso a plataforma seja proibida. “Altos funcionários chineses já discutiram planos de contingência para o TikTok como parte de uma discussão mais alargada sobre como trabalhar com a administração de Donald Trump, uma das quais envolve Musk”, disse a Bloomberg, citando fontes confidenciais.

A ByteDance, por sua vez, classificou esta notícia como “pura ficção” e reforçou que a prioridade é lutar contra a legislação que ameaça o funcionamento da plataforma nos EUA, onde tem mais de 170 milhões de utilizadores.

Recorde-se que o TikTok é acusado pelo Governo norte-americano de representar um risco para a segurança nacional por ser controlado por uma empresa chinesa. No passado dia 10, o Supremo Tribunal dos EUA ouviu argumentos sobre a constitucionalidade da lei que restringe o funcionamento da rede social no país. A decisão oficial ainda não foi divulgada, mas a tendência é a de que a legislação seja mantida.

Entretanto, perante a iminência do bloqueio do TikTok, os norte-americanos estão a aderir em força a outra rede social chinesa, a Xiaohongshu, conhecida como o ‘Instagram da China’, que passou a integrar a lista das aplicações mais descarregadas na Apple Store. Na plataforma, a chegada de utilizadores estrangeiros foi saudada com a referência “refugiados do TikTok”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8