Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

NA SENDA DAS MANHÃS

‘Diário da Manhã’, cuja estreia estava marcada para segunda-feira passada, arranca finalmente hoje para as manhãs da TVI. Este novo formato, apresentado por Júlia Pinheiro e Henrique Garcia, que conjuga informação e entretenimento, é mais um recurso de José Eduardo Moniz para equilibrar as audiências num horário – 7h00/10h00 – em que a estação é diariamente, e desde sempre, ultrapassada.
27 de Outubro de 2003 às 00:00
O programa tem um formato bastante idêntico ao ‘Bom Dia Portugal’, criado por Emídio Rangel aquando da sua passagem pela RTP, e que foi apresentado pela ex-SIC Alberta Marques Fernandes. Actualmente, é assegurado pelos jornalistas João Tomé de Carvalho e Carlos Miguel Albuquerque e lidera as audiências no seu horário.
Depois de terem saído goradas as expectativas que Moniz tinha colocado em ‘Manhãs da TVI’, com Sofia Alves, e ‘Olá Portugal’, que levou Manuel Luís Goucha a abandonar a estação pública – e que nunca conseguiu assumir-se no seu horário, falando-se inclusive numa possível remodelação –, ‘Diário da Manhã’ é, sem dúvida, a última esperança do director-geral da Quatro.
A culpa parece ser de ‘Praça da Alegria’ (RTP1) e do ‘SIC 10 Horas’ (SIC), que alternam praticamente todos os dias a liderança nas audiências entre as 10h00 e as 13h00.
Numa análise aos dados de audimetria da Marktest, a RTP 1 e a SIC estão taco-a-taco na discussão da liderança, com ligeira vantagem para a estação pública.
Na comparação dos dias úteis desde o início do ano, a RTP 1 leva a melhor com 31,9 por cento de quota de mercado, seguida de perto pela SIC com 31,1%. Nesta luta a dois a TVI não conseguiu ainda entrar, captando apenas 17,4% dos espectadores portugueses.
No acumulado do ano inteiro, o programa apresentado por Fátima Lopes na estação de Carnaxide leva vantagem, registando, neste horário, 3,6% de audiência média e 32% de ‘share’, ou seja, uma média de 336 mil espectadores, enquanto o programa da RTP1 apresentou 3% de audiência média e 30,8% de ‘share’, o que equivale a uma média de 285 mil pessoas.
A TVI só ganha nesse horário quando emite programas religiosos, como se viu no último dia 13, com as cerimónias de Fátima. Hoje, José Eduardo Moniz e companhia espera que o caso mude de figura, até porque ‘Diário da Manhã’ é conduzido por duas personagens de peso no panorama televisivo nacional. Falamos de Júlia Pinheiro e Henrique Garcia, claro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)