Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

NBP ABRE OFICINA DE ACTORES

A produtora NBP colocou, na passada terça-feira, a primeira “pedra” do seu centro de formação de actores para cinema e televisão, a Oficinactores, que, a partir de Setembro, tentará “formar e descobrir novos talentos”.
12 de Junho de 2002 às 23:40
O novo projecto da NBP arranca em Setembro
O novo projecto da NBP arranca em Setembro
Na apresentação da escola, que decorreu na Casa do Artista (Lisboa), o director-geral da NBP, João Dinis, referiu que esta iniciativa “tem todas as condições para ser um projecto diferente”, uma vez que funcionará perto “da maior produtora nacional”.


Dirigido pelo realizador José Fonseca e Costa, o curso destina-se a 40 pessoas com ou sem experiência na representação, sem limite de idade e tem a duração de 11 meses, em horário pós-laboral. A mensalidade é de 450 euros. “A profissão de actor é duríssima e deve ser desempenhada com grande responsabilidade. A grande preocupação dos formadores é incutir essa ideia”, disse José Fonseca e Costa, que tem a seu cargo a disciplina de O Actor e a Câmara.


António de Macedo (Introdução à História da Arte Narrativa), Paulo Filipe (Comportamento do Actor Profissional), Cucha Carvalheiro (Técnica para um Actor Livre, Interpretação e Improvisação), Maria João Serrão (Voz) e Howard Sonenklar (Movimento) são os restantes docentes, que, segundo João Dinis, “dão todas as garantias que os alunos que sairão da escola estarão em condições de entrar nas produções da NBP”.


Porém, esta não será uma escola fechada, pois está prevista a colaboração de outros formadores, como os actores e directores da NBP.


Além de uma componente teórica, o curso oferece ainda sessões práticas, que vão decorrer num verdadeiro estúdio. “Os actores são chamados a uma confrontação semanal com as câmaras, da qual poderá nascer um grande à-vontade”, afirmou José Fonseca e Costa, acrescentando: “Vamos criar condições para que possam dominar tecnicamente todos os segredos desta profissão”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)