Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

NOS investiga ‘apagão’ nas telecomunicações

Durante cinco horas, clientes da NOS estiveram impedidos de fazer chamadas ou aceder à Internet.
Duarte Faria e Sónia Dias 23 de Outubro de 2019 às 08:46
NOS
NOS FOTO: João Santos
Uma avaria na rede móvel da operadora NOS deixou, esta terça-feira, milhares de pessoas sem telecomunicações durante aproximadamente cinco horas. A empresa liderada por Miguel Almeida garante agora que as causas dos problemas que estiveram na origem deste "grave incidente " serão objeto de uma "averiguação".

Entre as 10h00 e as 15h00 de terça-feira, os utilizadores da NOS tiveram dificuldade em efetuar chamadas e em utilizar a internet móvel. De acordo com o site Downdetector, mais de 1200 problemas foram reportados em apenas uma hora, com a maioria das falhas a incidirem nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e nos distritos de Braga, Aveiro e Coimbra. A Vodafone e a MEO também registaram algumas falhas ao longo da manhã.

Nas redes sociais também se registaram milhares de queixas de clientes da operadora por estarem sem serviços de voz e dados.

A NOS esclareceu que a falha se deveu a "uma anomalia simultânea de dois sistemas de processamento de tráfego" e reiterou que os seus serviços estão "integralmente repostos".

Esta situação "tem uma probabilidade absolutamente ínfima, dados osmúltiplos níveis de redundância: lógica, física e geográfica", acrescentou a operadora. Até ao fecho desta edição, a NOS, que diz ter cerca de 4,8 milhões de clientes móveis, ainda não tinha conseguido apurar o número total de pessoas afetadas pelo problema.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)