Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Notícias da RTP 1 lideram

A RTP 1 foi o canal que mais horas de informação emitiu, mais notícias passou e maior visibilidade teve (número de notícias ponderado pela sua audiência) em 2004. No entanto, foi a SIC quem teve mais audiência (9,7%), enquanto a TVI – o segundo canal a emitir mais notícias – empatou com a RTP1 com 9%.
13 de Janeiro de 2005 às 00:00
Segundo um estudo da Marktest, o canal público emitiu um total de 28339 peças, em mais de 882 horas de emissão, 33% do total de notícias passadas nos quatro canais sujeitos a análise (RTP 1, 2:, SIC e TVI) e 33,9% do total das emissões informativas regulares. Do total de informação vista (conceito de visibilidade), 34,4% passou neste canal.
A TVI, por seu turno, foi o segundo canal a emitir mais notícias e mais tempo de informação. A estação de Moniz apresentou 25961 peças em mais de 769 horas de informação, o que representa 30,2% das notícias emitidas, 29,5% do tempo de informação e 31,7% de visibilidade.
Para José Eduardo Moniz, director-geral da Quatro: “A TVI tem razões para estar satisfeita em 2004. Além de ter tido globalmente um dos seus melhores resultados de sempre e de ter reforçado a sua liderança em ‘prime-time’, a informação da estação consolidou a sua posição de líder no principal bloco noticioso do dia, com o ‘Jornal Nacional’”. O responsável comentou ainda o desempenho do ‘Jornal da Uma’. “Nasceu como projecto novo à hora do almoço e está gradualmente a aproximar-se dos padrões pretendidos. Como projecto novo que é, naturalmente, os resultados aparecerão a pouco e pouco”, afirmou.
A SIC, líder nas audiências, foi o terceiro canal que mais notícias transmitiu – apresentando 24371, em mais de 734 horas de emissão –, registando 28,4% do total de notícias, 28,2% da duração e 32,1% de visibilidade.
Alcides Vieira, director de Informação do canal, referiu ao CM ser “estratégia da SIC dar mais tempo de antena a notícias que consideramos importantes”.
“É uma estratégia editorial que os telespectadores reconhecem, porque lideramos nas audiências”, adiantou.
Quanto à 2:, foram transmitidas 7271 peças em 221 horas, representando 8,5% do total de notícias e do tempo informativo e 1,8% de visibilidade. O canal liderado por Manuel Falcão registou 1,8% de audiência.
Em 2004, a média diária de informação dos quatro canais foi de 1 hora e 47 minutos por estação, tendo sido emitidas mais de 2 608 horas de informação, com 85942 notícias.
O estudo da Marktest baseou-se num painel de informação que compreendeu os dois principais blocos noticiosos das estações e incluiu o programa ‘Regiões’, da RTP 1.
A direcção de Informação da RTP, liderada por Luís Marinho, não quis comentar os resultados do estudo, uma vez que apenas tomou posse há cerca de um mês.
TVI 'DOMINA' INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO
Em 2004, o investimento publicitário nos quatro canais portugueses superou os 1,7 milhões de euros, com a TVI a captar quase metade do volume de publicidade. Segundo um estudo da Marktest, a publicidade cresceu 13,8% face ao ano transacto.
Dos 1,740 milhões de euros investidos, o canal de Moniz captou 44,5% de publicidade, o que significa 37,7% das inserções publicitárias e 29% do tempo reservado aos espaços comerciais durante 2004.
A SIC, por seu turno, foi responsável por 35% das inserções, 27,6% da duração e 26,2% do investimento.
A RTP1 ficou-se pelo terceiro lugar, tendo captado 20,6% das inserções, 25% da duração e 19,3% do investimento. Em último ficou a 2:, com 6,7% de publicidade, 18,4% da duração e 0,1% do volume publicitário.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)