Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Novos canais na TDT sem contrato com PT

RTP 3 e RTP Memória já emitem em sinal aberto, mas empresa pública ainda não assinou contrato com operadora que gere rede.
Duarte Faria e Hugo Real 2 de Dezembro de 2016 às 08:38
Gonçalo Reis, presidente da RTP, durante a apresentação dos novos canais na TDT
Gonçalo Reis, presidente da RTP, durante a apresentação dos novos canais na TDT FOTO: Inês Lourenço
A RTP começou ontem a emitir dois novos canais na Televisão Digital Terrestre (TDT) - RTP 3 (posição 6) e RTP Memória (posição 7) -, mas, até ao momento, não assinou qualquer acordo com a Portugal Telecom (gestora da rede) para a passagem do sinal.

Ao que o CM apurou, as negociações ainda decorrem, apesar de os canais já estarem em sinal aberto. Questionada, a RTP disse que se mantêm atuais as declarações feitas por Gonçalo Reis, presidente da empresa pública, a 16 de novembro. "Temos vindo a conversar. Já há uma base de acordo e a Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações], de acordo com a lei, também pode intervir", afirmou o responsável.

A RTP também não esclarece o valor que terá de pagar à PT. "Estamos numa zona de conforto", afirmou Gonçalo Reis. "O custo unitário de distribuição por canal vai sofrer uma redução significativa, mas vamos distribuir quatro canais e, portanto, há um encargo líquido para a RTP."

Recorde-se que a RTP paga 7 milhões de euros à PT para ter a RTP 1 e a RTP 2 em sinal aberto - 3,5 milhões por canal. Ou seja, com os novos canais, a RTP pagará mais do que os atuais 7 milhões, mas não o dobro do valor.

A redução do montante pago pela RTP por cada canal levou a Impresa (dona da SIC) a exigir "condições iguais para todos os operadores". A Media Capital (TVI) aguarda que lhe "seja transmitido formalmente que existe já um preço estabelecido entre a RTP e a PT".
RTP Televisão Digital Terrestre RTP Memória Portugal Telecom Gonçalo Reis Anacom PT media televisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)