Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Nuno Santos: "Capa de controlo de custos impede jornalismo independente" na RTP

O ex-director de Informação da RTP, Nuno Santos, revelou esta quarta-feira, perante o Parlamento, a existência de um mecanismo interno na estação pública que, "sob a capa de controlo de custos", impede a realização de jornalismo "independente" na RTP.
5 de Dezembro de 2012 às 13:49
O ex-director de informação da RTP, Nuno Santos, foi ouvido esta quarta-feira na comissão parlamentar de ética
O ex-director de informação da RTP, Nuno Santos, foi ouvido esta quarta-feira na comissão parlamentar de ética FOTO: d.r.

Nuno Santos falava na comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e Comunicação, no âmbito de um requerimento do Bloco de Esquerda, sobre o caso do visionamento das imagens não emitidas dos incidentes da manifestação de 14 de Novembro pela PSP.

O director de informação demissionário revelou que o conselho de administração da RTP fez sair uma ordem de serviço interna no passado dia 6 de Novembro, "em que o conselho de administração, sob a capa de controlo de custos", obriga todos os responsáveis por cargos de direcção na empresa a obter da administração uma autorização para a aquisição de conteúdos, sob pena de qualquer despesa não autorizada ser passível de procedimento disciplinar.

Nuno Santos deu como exemplo um acontecimento com uma equipa de exteriores da RTP que foi enviada para cobrir um incidente no Algarve com um tufão em Novembro último e que foi mandada regressar a Lisboa, por se entender que era "mais barato" que a delegação do Alentejo cobrisse o incidente, ainda que não possuísse o equipamento necessário para "fazer directos" a partir do local.

"O director de Informação deve ter a sua baliza orçamental e isso não se coaduna com a obrigação de ter que pedir ao Conselho de Administração autorização sobre qualquer despesa", afirmou Nuno Santos.

"Se isto não é condicionar, eu não sei o que é condicionar a liberdade de intervenção de um director de Informação", concluiu. 

comissão parlamentar de ética Nuno Santos informação RTP parlamento conflito manifestação imagens PSP
Ver comentários