Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

O desafio de Ediberto

Somos a alternativa’ vai ser o ‘slogan’ de apresentação da ‘nova’ Invicta TV, televisão do Grande Porto que desde dia 6 tem Ediberto Lima, o conhecido produtor brasileiro do programa ‘Big Show SIC’, como director-geral.
14 de Setembro de 2006 às 00:00
Alternativa. Diversidade. Dinamismo. Estas palavras pretendem ser mais do que promessas. Ediberto Lima é o primeiro a dizê-lo: “Acredito muito neste desafio, senão não o teria aceite”, começa por afirmar ao CM à margem do recrutamento de profissionais ligados à televisão, que ontem teve lugar nas instalações do canal. “Queremos ser uma alternativa aos canais generalistas, que hoje em dia não passam de canais temáticos”, acrescentou o brasileiro, que Portugal conheceu como produtor.
Ediberto insiste na ideia: “As pessoas que já não aguentam ver novelas, que actualmente invadem o ‘prime time’ das TV generalistas, poderão assistir a programas tão variados como ‘talk shows’ ou programas desportivos na Invicta. A nossa aposta passa por programas que juntem o entretenimento à informação.”
A segunda parte do desafio passa pela especificidade do canal, que além de ser regional está apenas disponível na operadora por cabo Tvtel. “O facto de a Invicta TV ainda estar numa fase de implementação no mercado torna este desafio mais estimulante”, contou Ediberto Lima. “Sei que não vai ser fácil, estamos a começar do zero, mas apesar de termos pouco dinheiro temos talento e criatividade”, acrescentou.
A Invicta TV é, actualmente, o único canal regional de televisão por cabo. Mas a este somam-se as nove televisões regionais em formato ‘on-line’. Famalicão, Alentejo, Beja, Aveiro, Guarda, Vale do Sousa, Espinho, Oeste e Viana do Castelo são as zonas do País onde estão sediadas.
PERFIL
Ediberto Lima nasceu no dia 20 de Setembro de 1952 em Fortaleza, Brasil. Ainda criança mudou-se para a cidade de São Paulo. É casado e tem três filhas: Fabiana, Simone e Paula. Ficou conhecido em Portugal como produtor de programas como o ‘Big Show SIC’, ‘Bueréré’ e ‘Bar da TV’, mas a rescisão do contrato com a SIC, na altura do polémico concurso ‘Bar da TV’, levou-o a afastar-se nos últimos anos da televisão portuguesa. Esteve durante os últimos dois anos no Brasil, onde fez um trabalho de pesquisa para a TV paulista. Admitindo que “estava com vontade de regressar a Portugal”, confessa a satisfação com que recebeu o convite.
GRANDE ADESÃO AO 'CASTING'
A meio da manhã de ontem o ambiente nas instalações da Invicta TV era de grande agitação. E nervosismo. David Pinto, Paula Teixeira, Andreia Reis, Joel Pinto e tantos, tantos outros, agarravam nos ‘curriculum vitae’ e esperavam pela sua vez. O objectivo? Sair do desemprego, explorar o meio televisão, conquistar um lugar ao sol...
Ainda o dia estava longe de acabar e já 400 pessoas, na sua maioria jovens, entre jornalistas, locutores, anotadores, operadores de câmara e muitas outras funções ligadas à televisão, esperavam a entrevista de dois minutos, que poderá, ou não, mudar as suas vidas. Assim o esperam, garantem. Hoje, Ediberto Lima e a sua equipa vão analisar currículos e chamar para uma nova triagem alguns dos presentes na primeira etapa. No fim, serão 45 os escolhidos, que estarão prontos para começar a trabalhar na segunda quinzena de Outubro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)