Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

O meu grande sonho é tirar o mestrado

Nem tudo é o que parece no reality show. Afinal, Sara é professora e Daniel teve explicações para entrar na faculdade.
23 de Março de 2007 às 00:00
Sara Mata foi expulsa no domingo
Sara Mata foi expulsa no domingo FOTO: Duarte Roriz
Passou despercebido aos telespectadores que Sara Mata, a concorrente de 27 anos expulsa no domingo do programa da TVI, é professora de Contabilidade e de Hotelaria no ensino público. Finalista da edição Miss Playboy 2006 e ‘barmaid’ nas Docas, em Lisboa, a primeira eliminada falhou na última pergunta de cultura geral da temida prova Morte Súbita, ao não saber que a prova rainha do ciclismo mundial era ‘Le Tour de France’.
Apesar de exercer a profissão de professora e de ser formada em Gestão Hoteleira, com uma cadeira adicional de Contabilidade Financeira, a fraca cultura geral de Sara deu nas vistas na gala de domingo, quando a ‘Bela’ não reconheceu à primeira nem à segunda tentativa a imagem de Luís de Camões.
A concorrente assumiu à Correio TV as suas falhas: “O meu forte não é a cultura geral”. No final da gala, já após a expulsão, queixou-se: “Já soube que as imagens que foram para o ar nunca me mostravam a falar sobre o quanto gosto de dar aulas. Acho que a minha profissão foi abafada, talvez porque o programa não era para professoras”. Sara, que também dá explicações de contabilidade, acrescentou que entrou no reality show para cumprir um objectivo: “Só concorri pelo dinheiro. Nunca me imaginei num programa destes. Foi por motivos financeiros, para poder tirar o mestrado e ser professora universitária.”
“Não me sentia identificada com as outras concorrentes nem com o programa. Sou um pouco diferente das outras meninas, pela minha posição cá fora. Sou professora, tenho outro tipo de responsabilidade. Mas não me sinto superior a elas... apenas não gostava de tantas futilidades, das conversas sobre maquilhagem e cabelos”, afirmou Sara, explicando que “elas fechavam-se num círculo, não permitindo que uma pessoa entrasse...”. Por seu turno, o namorado de Sara, Rui Lopes, garantiu à Correio TV: “Ela esteve muito bem e foi o mais natural possível. Acho que era a mais bela e a mais inteligente”.
Mas também os mestres escondem segredos. Daniel Nogueira, de 24 anos, precisou de explicações de matemática no 12.º ano para conseguir entrar na Universidade de Castelo Branco, onde se encontrava a estudar Informática da Saúde. O concorrente nomeado, com o par Liliana e o casal Sofia e Carlos, não tinha dificuldade na aprendizagem enquanto estudante da Escola Marquesa da Alorna, em Almeirim, todavia, as notas de acesso à faculdade eram superiores às que obtinha. “A média exigida para Ciências e Matemática era lata e ele precisava de subir as notas para seguir essa formação superior”, conta à Correio TV Sérgio Pinto, amigo de escola desde o quinto ano.
Daniel sempre foi bom aluno e um dos melhores da turma, conta Sérgio, que o define como uma pessoa “inteligente” mas não trabalhadora. “Ao Daniel, bastava-lhe ouvir uma vez, quase não estudava e tinha sempre notas acima de 14 valores”. Segundo Sérgio, Daniel entrou no programa porque gosta de experiências novas e acredita que daí pode tirar algum proveito. Sem alimentar nenhuma relação séria, como diz o amigo, o mestre “vai namorando”. Daniel integrou o grupo de Forcados Amadores da Chamusca e é, segundo os amigos, “mulherengo”. Gosta de sair à noite, de um belo petisco, de viajar, de ir à praia, ouvir música, ler e estudar “pouco”.
"QUEREMOS QUE O PROGRAMA SEJA SUSPENSO" (Elza Pais, presidente da CIDM)
Para a presidente da Comissão para a Igualdade dos Direitos das Mulheres (CIDM), o reality show da TVI devia acabar o mais depressa possível. E a organização está a preparar uma queixa junto da Entidade Reguladora. “É inadmissível nos dias que correm haver um programa deste tipo, que desconstrói todo o trabalho que tem sido feito no sentido de promover a igualdade de oportunidades e acabar com a discriminação com base no género.
O nosso objectivo é claro: fazer com que o programa seja suspenso”, defende Elza Pais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)