Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

O Ministro que (en)canta

Em dia de eleições no Brasil, Odisseia exibe documentário inédito e intimista sobre o músico que chegou à política sem tirar a guitarra do ombro.
29 de Setembro de 2006 às 00:00
Gilberto Gil. Da música popular até aos meandros da política
Gilberto Gil. Da música popular até aos meandros da política FOTO: Vitor Mota
Para assinalar uma década de emissões em Portugal, o canal Odisseia irá estrear a faixa ‘Especial 10.º Aniversário’. Logo a partir de domingo, dia 1 de Outubro, esta rubrica será apresentada todos os dias, às 18h00 (com repetição às 23h00), uma selecção de documentários nacionais e internacionais sobre as descobertas mais recentes do mundo da investigação científica. Essa rubrica integra ainda um destaque com os mais importantes temas da actualidade mundial.
Entre as estreias do canal líder de audiências no segmento de documentários destaca-se a exibição, em dia de eleições presidenciais no Brasil, do programa de produção própria ‘Gilberto Gil, um Ministro em Directo’. Realizado a partir de um exclusivo conseguido pelo canal junto do músico-ministro, no qual as câmaras do Odisseia foram autorizadas a acompanhar Gilberto Gil durante uma semana, o documentário revela, de forma muito intimista, o quotidiano do protagonista. Desde as aulas de ioga pela manhã, às visitas oficiais aos bairro carenciados em representação do governo à tarde até aos ensaios e concertos com o seu grupo musical pela noite dentro.
O início da carreira como músico de bossa nova, as preocupações políticas reflectidas nas composições de conteúdo social , a estada na prisão ou a relação especial que tem com as mulheres são apenas alguns dos aspectos menos conhecidos do compositor que serão revelados nesta produção.
Realizado este ano por Sérgio Oksman, ‘Gilberto Gil, um Ministro em Directo’, revela ainda como é que, aos 63 anos, o actual titular da pasta da Cultura do Governo brasileiro, convidado por Lula da Silva em 2003, divide o seu tempo entre o Ministério e a música sem que isso prejudique qualquer uma das áreas. As opiniões dos seus apoiantes e dos vários críticos da oposição, recolhidas durante a rodagem do documentário, também irão surpreender os telespectadores e os fãs deste homem talentoso e multifacetado.
MINISTRO EM DIRECTO
Canal: Odisseia
Dia: 1 de Outubro
Hora: 18h00 / 23h00
Formato: Documentário
ESTREIAS EM OUTUBRO
CAÇADORES DE HOMENS
Produção de três episódios que explora os massacres de seres humanos por animais selvagens. Este especial explica as razões dos ataques, apresentando o relato de casos reais.
Dia: domingos
Hora: 18h00
VIAGENS EXTRAORDINÁRIAS
Para os apreciadores de lugares exóticos, este especial dá a conhecer alguns dos recantos mais fascinantes do planeta, das Filipinas a Las Vegas, passando pelo Botswana ou Bali.
Dia: terças
Hora: 18h00
A VIDA ANTES DA VIDA
Viagem pelo desenvolvimento do feto apoiada em animações 3D e em imagens inéditas do mundo científico. Temas como a manipulação genética e reprodução assistida são temas abordados.
Dia: sábados
Hora: 18h00
ODISSEIAS
Série de produção própria que dá a conhecer perfis de pessoas que investem o seu tempo e esforço na procura das mais variadas soluções para uma vida melhor do ser humano.
Dia: sextas
Hora: 18h00
Ver comentários