Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

“O reconhecimento é prémio suficiente”, afirma fotojornalista premiado no World Press Photo

Nuno André Ferreira, colaborador do CM, conquistou o 3º lugar na categoria Notícias Locais do concurso internacional.
Sónia Dias 17 de Abril de 2021 às 09:43
Nuno André Ferreira distinguido com imagem de fogo em Oliveira de Frades
Fotógrafo Nuno André Ferreira
Nuno André Ferreira distinguido com imagem de fogo em Oliveira de Frades
Fotógrafo Nuno André Ferreira
Nuno André Ferreira distinguido com imagem de fogo em Oliveira de Frades
Fotógrafo Nuno André Ferreira
Sempre gostou de fotografia, mas foi durante o curso de Comunicação Social que decidiu que este seria o seu futuro. Em 2002, pegou na máquina fotográfica e partiu para a Galiza, Espanha, para registar o naufrágio do navio Prestige. Desde então, Nuno André Ferreira nunca mais parou de olhar o mundo através da objetiva.

Aos 41 anos, o fotojornalista e colaborador do CM vê o seu trabalho reconhecido a nível mundial com uma imagem captada em setembro de 2020, durante um incêndio em Oliveira de Frades, Viseu. “Já tinha enviado o meu trabalho, mas fiquei por lá, porque o fogo não estava controlado e muita coisa podia acontecer”, recorda. “Estava numa estrada municipal, onde há sempre pessoas a ver o fogo, apreensivas. Havia um casal a observar encostado a um carro e apercebo-me do bebé no banco de trás, ainda por cima a olhar para mim. Achei o enquadramento engraçado”, conta o fotógrafo de Leiria, que na passada 5ª feira conquistou o 3º lugar na categoria Notícias Locais, do World Press Photo.

“Fiquei em terceiro, mas podia ter ficado em décimo. Para mim era igual. Só o reconhecimento já basta. E num ano de pandemia e acontecimentos internacionais tão marcantes como as eleições norte-americanas ou a explosão em Beirute, destacou-se uma foto do interior de Portugal”, sublinha o fotojornalista, que lamenta ver a sua profissão “desvalorizada” com as novas tecnologias. “É a ordem natural das coisas. Temos de ser mais rigorosos e dar o nosso melhor”, afirma.
Ver comentários