Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

O último adeus a Margarida

Família, amigos, colegas de profissão e várias personalidades da política nacional reúnem-se hoje para prestar a última homenagem a Margarida Marante. A jornalista, que faleceu na madrugada de sexta-feira, em sua casa, vítima de um ataque cardíaco, será hoje sepultada no Alto de S. João, pelas 15h00, após missa na Basílica da Estrela, às 14h00, onde ontem decorreu o velório.
7 de Outubro de 2012 às 01:00
Jornalista desde os 18 anos, Margarida Marante tornou-se um dos rostos mais emblemáticos da RTP e da SIC
Jornalista desde os 18 anos, Margarida Marante tornou-se um dos rostos mais emblemáticos da RTP e da SIC FOTO: direitos reservados

Considerada uma das maiores referências do jornalismo, Margarida Marante começou a sua carreira televisiva na RTP com apenas 18 anos. No início dos anos 80 tornou-se num dos rostos mais emblemáticos da estação, pela mão de Daniel Proença de Carvalho, então presidente da estação pública e, segundo a jornalista, uma das figuras mais marcantes da sua vida. "Fiquei rapidamente impressionado com o seu profissionalismo e convicção. Apesar de ser muito jovem, não teve dificuldade em conduzir entrevistas com os principais líderes políticos", revela ao CM o advogado e amigo da jornalista. "Era uma pessoa de grande generosidade e lealdade, características essas que chegaram a prejudicá-la em vários momentos da sua vida."

Também o PSD, de que Margarida Marante foi militante, destacou "a exigência, frontalidade e desassombro" que a jornalista "colocava nas entrevistas televisivas e na análise política" e que "contribuíram para a qualidade do jornalismo e da nossa democracia." Já a Fundação Luso-Americana, com a qual a jornalista colaborava, anunciou o lançamento, em Novembro, do seu livro sobre a ligação dos portugueses com os Estados Unidos.

MARGARIDA MARANTE JORNALISTA ATAQUE CARDÍACO FUNERAL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)