Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Observador foge a medição de tráfego

Jornal online não é auditado pela Marktest e utiliza dados não oficiais da Google Analytics.
Sónia Dias 6 de Fevereiro de 2019 às 01:30
Na sua newsletter aos assinantes, o Observador não revela o número de visitantes, apenas as visitas
José Manuel Fernandes
Na sua newsletter aos assinantes, o Observador não revela o número de visitantes, apenas as visitas
José Manuel Fernandes
Na sua newsletter aos assinantes, o Observador não revela o número de visitantes, apenas as visitas
José Manuel Fernandes
Foi em janeiro de 2016 que o Observador decidiu abandonar o Netscope, ranking do sistema de audiências de internet da Marktest, optando pelo serviço da Google Analytics, que muitos consideram "pouco fiável".

Numa newsletter enviada aos seus assinantes, José Manuel Fernandes, publisher do jornal eletrónico, alega que os dados deste serviço são "reconhecidos por toda a indústria" e que o site foi "foi visitado 16,6 milhões de vezes" em janeiro, mas não revela o número de visitantes.

O jornalista não atendeu o CM.

"A Google Analytics não utiliza a mesma unidade de medida, nem os mesmos critérios do Netscope, o sistema de recolha de dados do mercado nacional", diz ao CM um dos vários especialistas em medição de audiências de internet contactados.

"Há muitas empresas que têm os dois sistemas instalados, mas os resultados da Google Analytics são sempre 10 a 15% superiores. A vantagem da Marktest é que a sua ferramenta segue os mesmos parâmetros para todos os sites. A da Google segue os seus próprios critérios e não é compatível com o mercado", refere outro perito.

Já Eduardo Dâmaso considera que o mais justo seria todos os órgãos de comunicação social serem auditados com "a mesma metodologia e independência".

"Seria também mais sério, mais transparente e mais leal para os leitores e consumidores em geral. É um imperativo ético e o melhor caminho para respeitar as regras de uma concorrência saudável. Por isso desafiamos o Observador a aceitar as regras que regulam e enquadram todo o mercado. Só assim se saberá quanto vale realmente", acrescenta o diretor da ‘Sábado’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)