Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Odisseia ganha autonomia

A partir de Março, o canal temático passa a ser cem por cento português e a apostar no documentário nacional.
18 de Fevereiro de 2011 às 00:00
Robert Blatt com a realizadora Inês de Medeiros
Robert Blatt com a realizadora Inês de Medeiros FOTO: João Miguel Rodrigues

Quinze anos depois de ser lançado em Portugal, o canal Odisseia celebra a data com nova imagem e novo desafio: a partir de 1 de Março passa a emitir como uma estação independente para Portugal e a apoiar a produção de documentários nacionais.

"Queremos continuar a ser um canal inovador, actual e de qualidade. E reforçar o nosso compromisso com o talento criativo dos realizadores nacionais, tornando o Odisseia o único canal de documentário 100% português", afirma Roberto Blatt, director do canal, que está em negociações com a RTP para ser seu parceiro.

O realizador Sérgio Tréfaut, autor do premiado ‘Lisboetas – Nosso Mundo’, lamentou a inexistência de um Roberto Blatt na estação pública, onde "não há ninguém" que conheça e acompanhe o universo do documentário internacional com vista à sua aquisição e emissão.

A programação que assinala o aniversário do canal inclui o ciclo ‘15 anos, 15 documentários’, uma selecção dos trabalhos mais premiados que representam os diferentes géneros abordados pelo Odisseia. ‘Sobreiros em Perigo’, sobre o montado português, ‘As Crianças do Bairro Vermelho’, ‘Birmânia, Desafiando a Censura’ e ‘Máfia Russa’ são alguns dos programas a exibir.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)