Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Odisseia personaliza histórias de sucesso

O Odisseia celebra, em Outubro, uma década de emissões em Portugal com uma programação especial para as 18h00, considerado o horário nobre dos documentários. O destaque vai para as sextas-feiras, com a estreia de ‘Odisseias’, que personaliza histórias de sucesso na dinamização tecnológica.
14 de Setembro de 2006 às 00:00
“Acreditamos que a actualidade está nas histórias personalizadas”, diz Roberto Blatt, director de Conteúdos e Programação da Multicanal, empresa detentora do canal Odisseia. E ‘Odisseias’ é “a forma de aproximar o público dos problemas”, através da apresentação das personalidades que desenvolveram projectos desconhecidos e, “aparentemente, impossíveis de concretizar. Verdadeiras odisseias”.
O primeiro episódio, ‘Nuvens de Areia’, é composto por três minidocumentários e estreia a 6 de Outubro. ‘Olhos do Fogo’ é um deles e tem dois portugueses por protagonistas: João Matos e Pedro Vieira, os criadores de um pioneiro sistema de detecção de incêndios florestais, em teste no Norte de Portugal e já cobiçado por gregos e espanhóis.
Blatt adianta já ter seis capítulos de preparados e pretende “ir até aos 12”. O objectivo é apresentar, numa primeira fase, “um episódio por mês” mas, “se possível, gostaria de ter dois”. Para isso conta com os espectadores, que, através do ‘site’ do canal, poderão dar conta de outras criações.
‘Maravilhas de Clipperton’, às segundas, ‘Viagens Extraordinárias II’, às terças, ‘Mentes Privilegiadas’, às quartas, e ‘A Corrida Espacial’, às quintas, são os outros programas do horário nobre do Odisseia.
A propósito do aniversário, Blatt diz que o Odisseia cumpriu os propósitos da sua criação: “demonstrar que um canal documental sem nome inglês pode ser um sucesso.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)