Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Ongoing quer mercado da TV

O mercado da televisão está na mira da Ongoing Investments. A empresa de Nuno Vasconcellos, que detém mais de 20% da Impresa (dona da SIC), 6,74% da Portugal Telecom (Meo) e 3,16% da Zon Multimédia (TV Cabo) quer parte da Media Capital (MC), dona da TVI.

3 de Agosto de 2009 às 00:30
Nuno Vasconcellos quer investir na área dos media e telecomunicações
Nuno Vasconcellos quer investir na área dos media e telecomunicações FOTO: Pedro Zenkl, Agência Zero

Mas um conflito de interesses pode atrasar o negócio com os espanhóis da Prisa (detentora da MC). A Impresa disse ao CM que se mantém a posição assumida em Julho, quando a Ongoing mostrou interesse na MC, logo após o negócio com a PT ter abortado. Na altura, o presidente do grupo, Pinto Balsemão, disse estar a 'estudar se há um potencial conflito de interesses'.

No mercado fala-se de uma guerra entre Balsemão e Nuno Vasconcellos, administrador não--executivo da Impresa, agravada quando este reforçou posição e controlo no grupo. Quando fez essa operação, Vasconcellos disse à Lusa: 'Temos claramente uma estratégia para as TMT [Tecnologias, Media e Telecomunicações], áreas que no futuro vão depender cada vez mais umas das outras para terem sucesso'. Certo é que com a compra da MC, a Ongoing passa a controlar os conteúdos em Portugal. Ao CM, José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, não comentou o convite para a Ongoing.

Conhecido pela ambição eligação a grupos internacionais, Nuno Vasconcellos nasceu em Lisboa em 1964, filho de Luiz Vasconcellos (falecido em Janeiro), fundador e vice-presidente da Impresa, e de uma herdeira da Sociedade Nacional de Sabões, um dos maiores grupos privados de então. Fez o Secundário na Bélgica, estudou Gestão nos EUA e iniciou carreira na Andersen Consulting. Dedicado a projectos pessoais, reposicionou a empresa da família e criou em Portugal a filial da gestora Heidrick & Struggles. Tem uma participação no BES e detém o grupo Económico (‘Diário Económico’ e ‘Semanário Económico’’).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)