Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

OS HERÓIS QUE TEMOS

É já na sexta-feira que Júlio Isidro regressa aos ecrãs com "Tributo", um programa que pretende homenagear "os heróis que temos", como refere o comunicador.
24 de Setembro de 2003 às 00:00
Júlio Isidro estreia-se sexta-feira com Tributo a várias figuras da vida pública portuguesa
Júlio Isidro estreia-se sexta-feira com Tributo a várias figuras da vida pública portuguesa FOTO: Natália Ferraz
"Quero sobretudo contribuir para que os portugueses se respeitem e se admirem mais uns aos outros. Quero fazer com que nós olhemos para aqueles que devem ser os nossos heróis - o nosso País também não tem vitalidade se não tiver os seus heróis - e passar uma vista pelas suas carreiras e dizer-lhes 'muito obrigado por existirem'". Como primeiro convidado vai receber Artur Agostinho.
Mas "Tributo" é já uma ideia antiga de Júlio Isidro. "Criei este programa há mais de 13 anos. Apresentei-o à RTP no dia 9 de Maio de 1990 e depois foi passando de mão e mão e fui apresentando a várias administrações. Até que, desta vez, o programa foi aprovado. Há partos de 9 meses, este foi de 13 anos".
Apesar de se estrear na sexta-feira, o segundo programa de "Tributo" ainda não tem data de exibição marcada. "O que foi dito pelo Luís Andrade, director de programas da RTP, é que é considerado um evento, e por isso não tem perioridade. Mas também disse que não será de três em três meses e que pode voltar daqui a 15 dias. No entanto, a primeira série que me encomendaram tem sete programas e vou gravá-los durante as próximas três semanas", refere, acrescentando que a concorrência não o preocupa, principalmente se "Tributo" se mantiver às sextas-feiras e que terá como rival o "Ídolos", da SIC.
"Nem pensei nisso. Braços-de-ferro com outras estações, eu, pessoalmente não faço. Disse ao Luís Andrade que este primeiro programa era muito bom. Agora, se tiver meio por cento de audiência, o problema já não é meu".
Com duas horas de duração, Júlio Isidro recebe uma figura ilustre e surpreende-a com diversos convidados.
OS OUTROS CONVIDADOS
No programa de sexta-feira, Artur Agostinho é o convidado de honra e é surpreendido por figuras que marcaram a sua vida pessoal e profissional. Entre os convidados estão Salvador Caetano, José Cid, Rão Kiao, João David Nunes, Carmen Dolores, Aurélio Márcio e José Augusto.
Para os próximos "Tributo", Júlio Isidro vai homenagear nomes como os de Moniz Pereira, Camilo de Oliveira, Henrique Mendes, Prof. Hermano Saraiva, Maestro Vitorino de Almeida e Ruy de Carvalho.
Questionado sobre o facto desta lista de convidados apenas constarem homens, Júlio Isidro riu e respondeu: "Já me disseram isso, mas digo-lhe com a maior das tranquilidades que a lista que dei à RTP tinha quota de mulheres bastante representativa. Esta primeira escolha foi da direcção de programas".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)