Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Os momentos-chave

Chegou ao fim a rodagem de um dos filmes portugueses mais polémicos de sempre. ‘Corrupção’, de João Botelho, fez correr muita tinta na imprensa – em especial no CM, que teve o privilégio de acompanhar diariamente as filmagens – e vai continuar a dar que falar. Em especial depois da estreia, a 1 de Novembro.
14 de Setembro de 2007 às 00:00
Os momentos-chave
Os momentos-chave FOTO: Bruno Colaço
Findas as quase sete semanas de rodagem – 40 dias intensos, de sol a sol e até pela madrugada dentro – o CM destaca alguns dos momentos-chave, em jeito de best of, deixando naturalmente de lado muitas imagens de referência que vão marcar o espectador. Impossível não salientar as filmagens na Assembleia de República, com ‘Sofia’ (Margarida Vila-Nova) rodeada pela comitiva do ‘Presidente’ (Nicolau Breyner), a descer a escadaria, uma das cenas mais imponentes do filme e um dos momentos mais tensos de ‘Corrupção’. Afinal, a equipa acabou por ser expulsa do local, sem autorização sequer para filmar na proximidade do edifício.
Num calendário exaustivo, Carolina Salgado, autora do livro ‘Eu, Carolina’, que inspirou o filme, acompanhou alguns dias emocionantes – como o do arranque ou da primeira cena de cama entre os protagonistas –, deixando para ver no grande ecrã cenas de relevo como as que aqui salientamos.
A acção cinematográfica implicou a captação de centenas e centenas de planos, que resultarão em quase duas horas de pura adrenalina, a exibir em dezenas de salas do País. Num cinema perto de si...
IMAGENS
AO VIVO
Carolina quis ver de perto algumas cenas essenciais. Aqui, no arranque da rodagem, com Margarida e António Pedro Cerdeira.
SEXO
Sensualidade e erotismo não faltaram às várias ‘alternadeiras’ que foram o centro de todas as atenções no Maxime. O sexo nos corredores do mundo do futebol...
VÍTIMA
‘Sofia’ foi espancada pelo ‘Presidente’ e os seus homens. Até parece verdade...
LOBO MAU
‘Sofia’ e o ‘Presidente’ recriaram a intimidade do casal na Aroeira.
ESPANHA
Santiago de Com-postela: romance e fuga (e passa-gem pelo Porto) em 2 dias cheios.
VIOLÊNCIA
Agressões a ‘Jornalista’ e ‘Deputado’ marcaram pelo realismo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)