Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

PACHECO PEREIRA PODE FICAR NA 'QUADRATURA'

A saída de Pacheco Pereira, um dos fundadores de ‘Flashback’ (1988), do programa semanal da SIC Notícias – agora com o título ‘Quadratura do Círculo’ – era certa até à semana passada.
29 de Junho de 2004 às 00:00
O comentador e social-democrata fora indicado por Teresa Gouveia, actual ministra dos Negócios Estrangeiros, para chefiar a representação portuguesa junto da UNESCO, em Paris, e, por este motivo, ficaria impedido de manter a participação no formato do canal temático de Carnaxide.
Agora, tudo pode ter mudado com o convite a Durão Barroso para a presidência da Comissão Europeia. A manter-se o cenário actual, que antecipa ainda a mudança de Paulo Portas para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Pacheco poderá recusar o cargo em Paris, conhecida que é a sua ‘incompatibilidade’ com o actual ministro da Defesa e a sua objecção à coligação PSD/CDS.
Deste modo, a permanência do político social-democrata em terras lusas tende a agradar, no que concerne à sua manutenção na ‘Quadratura do Círculo’, aos responsáveis pelo formato. Carlos Andrade – moderador do programa, também ele no painel desde os primórdios – disse ao CM (na altura em que era certa a ida de Pacheco para Paris) que considera o comentador “insubstituível”. “A solução, ainda não definitiva, poderá ser a rotatividade de um quarto elemento”, acrescentou o moderador, sobre o lugar que seria deixado vazio à mesa onde se sentam ainda Lobo Xavier e José Magalhães. A alternativa, confirmada por Ricardo Costa, director do canal, ressalvava que “Pacheco Pereira terá sempre as portas abertas e poderá haver situações em que volte ao programa”.
Um regresso que não terá que ser ponderado, caso Pacheco Pereira recuse o cargo em Paris.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)