Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Pais revoltados com genitais expostos em programa infantil

Apresentadora usa modelos reais para explicar puberdade, sexualidade e masturbação a crianças de oito anos.
12 de Dezembro de 2016 às 12:52
Pais revoltados com genitais expostos em programa infantil

O programa ‘Newton’, transmitido num canal nacional norueguês, põe uma médica, a Dr.ª Line Janrud, a explicar ciência a crianças de maneira revolucionária e com recurso a muitos exemplos do quotidiano. O programa está agora envolto em grande polémica, depois de começar a transmissão dos episódios relativos à sexualidade.

No programa, destinado a crianças a partir dos oito anos, são agora abordados temas como a puberdade, a masturbação e o sexo com recurso a modelos reais, em que os genitais são expostos sem qualquer censura. Os pais não ficaram contentes com os novos episódios e já foram feitas centenas de reclamações sobre o ‘Newton’.

Nos últimos episódios transmitidos, a apresentadora ‘brinca’ com o pénis e a vagina de dois modelos, enquanto explica as mudanças nos órgãos sexuais durante a puberdade, e usa um tomate para explicar como fazer sexo oral. São ainda explicadas várias posições sexuais e como proceder à masturbação.

Nas redes sociais surgem muitas críticas ao programa, que entretanto já se tornou um fenómeno para além da Noruega. "Não fico feliz nem confortável com este programa enquanto pai" e "Acho que esta forma de apresentar o tema é inapropriada e em nada influencia a ciência ou torna mais fácil a aprendizagem de crianças de 8 anos" são algumas das críticas apontadas.

No entanto, há também quem aprove o formato, defendendo que os resultados na forma de abordar a sexualidade na Noruega estão à vista: é o país europeu com uma das menores taxas de gravidez na adolescência.

"Muitas crianças e adolescentes aprendam sobre sexualidade com pornografia, o que é muito pior! Desta forma ficam com um conhecimento mais abrangente e mais ‘real’", escreve uma mãe em defesa do programa norueguês.

Newton Line Janrud Noruega questões sociais sexo sexualidade programa infantil
Ver comentários