Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Paixões vão agitar ‘Morangos’

Em Setembro os desfiles de moda substituem as canções na série juvenil da TVI, que regressa às suas origens e conta com novo elenco
3 de Junho de 2011 às 00:00
Paixões vão agitar ‘Morangos’
Paixões vão agitar ‘Morangos’

Com estreia agendada para o final do mês, ‘Morangos com Açúcar VIII – Agarra o Teu Verão’ marca o fim da etapa da série juvenil enquanto musical. Em Setembro a nona temporada será uma espécie de regresso às origens e terá como cenário o mundo da moda. Até lá, os fãs dos ‘Morangos’ podem acompanhar as suas aventuras de Verão em Cabo Verde e Tavira, no Algarve, que contam com a presença de algumas caras novas.

Em ‘Morangos com Açúcar VIII – Agarra o Teu Verão’, os alunos da escola de artes visitam Cabo Verde e rumam, depois, à ilha de Tavira para descansar e fazer novos amigos. Alexandre (André Gonçalves), Dalila (Inês Curado), Leonor (Bárbara Lourenço) e Sal (Pedro Sousa) são alguns dos novos rostos que vão animar as suas férias.

Alexandre é o típico engatatão. Vai ficar de queixo caído por Patrícia (Mafalda Tavares), mas antes provoca uma crise de ciúmes a Lourenço (David Carreira) ao tentar seduzir Marta (Gabriela Barros), a sua namorada. Dalila é uma jovem de temperamento difícil e um pouco rebelde que adora festas e jogos de póquer. O seu irmão, Sal, adora surfar e é proprietário do bar da praia. Também ele vai despertar muitas paixões. Por fim, Leonor, a melhor amiga de Dalila, é uma das miúdas mais giras da praia. Contudo, ela acha-se feia e julga que ninguém olha para ela.

Duarte (Daniel Silva), recepcionista da pousada onde os ‘moranguitos’ ficam instalados, e Vasco (Francisco Areosa), por quem Cláudia (Sandra Santos) se vai apaixonar, também se vão juntar ao elenco desta temporada de Verão.

Depois de um ano marcado pelas suas malfeitorias, Rosana (Joana Câncio) é castigada e passa o Verão a limpar a praia onde os amigos se divertem. Furiosa, promete vingança.

Entretanto, a Plural já está a preparar os castings para ‘Morangos com Açúcar IX’, cujas gravações decorrem entre Setembro de 2011 e Março de 2012. Ainda não é certo se a série contará com algum elemento do elenco actual, mas os protagonistas serão caras novas. "A série vai ter um percurso totalmente diferente em relação à actual temporada", adiantou à Correio TV fonte ligada ao projecto. "Paralelamente à Escola D. Sebastião existirá uma escola de moda, constituída por ‘meninos bem’, que consideram ‘vulgares’ os que frequentam o ensino público. Desta forma são despoletadas rivalidades entre os dois lados, um pouco à semelhança do que se passava com as turmas do desporto", adianta a mesma fonte.

Como já é habitual, a história terá um triângulo amoroso. "Logo no início do ano lectivo chega um aluno novo, vindo dos Estados Unidos, que vai disputar a namorada de um dos protagonistas". Os desfiles de moda serão uma constante, assim como temas polémicos como a anorexia e as cirurgias plásticas. "Ainda não está nada definido, mas é provável que essas matérias sejam abordadas tendo em conta o tema". No âmbito da música, não haverá um corte radical com o passado, mas também não terá o mesmo protagonismo. "Existirá uma banda formada por um grupo de alunos que começa a tocar uns covers". Além dos castings, que devem arrancar em breve, a TVI e a Plural estão a preparar um workshop durante o Verão que permitirá aos participantes integrarem o elenco da nova temporada. Vítor ‘Cifrão’ Fonseca, que interpreta Zé Milho na série, Thiago Justino e Dale Lee Chappell são alguns dos formadores.

A fórmula de ‘Morangos com Açúcar’ continua a ser uma garantia de audiências, após oito anos de exibição. Hoje é a obra de ficção com maior duração de emissão na televisão portuguesa. "‘Morangos com Açúcar’ é um inegável sucesso entre o público mais jovem. Esta produção nacional continua a conquistar público e a liderar audiências, ano após ano, tendo-se afirmado como uma marca de referência no seu target. Assim, também para a TVI, que tem criado tantas marcas de grande sucesso, esta continua a ser muito importante e emblemática", disse à Correio TV João Cotrim Figueiredo, director-geral da TVI. Não é por acaso que muitos dos actores mais requisitados da actualidade passaram pela série. São os casos de João Catarré, Benedita Pereira e Diogo Amaral, que se destacaram na primeira temporada. Seguiram-se Sara Prata, Rita Pereira, Filomena Cautela, Cláudia Vieira, Pedro Teixeira e Teresa Tavares. "Não diria que ‘Morangos’ é uma ‘fábrica de actores pois essa expressão pode ser interpretada enquanto produção em série, não cuidada. Mas é um espaço onde os mais jovens, que pretendem seguir a representação, têm tido oportunidade de mostrar todo o seu potencial", acrescenta o responsável.

Teresa Tavares, que integra o elenco de ‘Laços de Sangue’ (SIC) e passou pelos ‘Morangos’, já não é "espectadora assídua" da série, mas acha que ela "continua a reflectir os adolescentes de hoje e muitas das problemáticas por que todos nós passámos". E acrescenta: "Os jovens precisam de acompanhar diariamente uma série com a qual se identificam e onde se revêem. Saem da escola e encontram ‘os amigos da televisão’, que falam a mesma linguagem e se movimentam nos mesmos espaços".

Sara Pereira, socióloga e investigadora, sublinha que os temas da série não mudaram muito: "Continuam a ser questões muito próximas nas novas gerações. Por um lado seguem-se indícios revelados pelos mais novos, e, por outro, promovem-se facetas de um mundo novo de interesses como vai ser agora o da moda", explica Sara Pereira.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)