Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Palavras para quê? a 4 de Maio

O novo programa de humor da RTP 1, ‘Palavras Para Quê?’, já tem data de estreia confirmada: 4 de Maio. Protagonizado por Aldo Lima, o programa apresentará um tipo de humor mais físico e totalmente mudo, sendo exibido todas as quintas-feiras em horário nobre.
16 de Abril de 2006 às 00:00
Aldo Lima compara o seu personagem aos desenhos animados
Aldo Lima compara o seu personagem aos desenhos animados FOTO: Pedro Catarino
O horário de emissão condicionou o processo de escrita dos autores, Aldo Lima e João Quadros. “Como vamos para o ar em ‘prime-time’, tivemos que ter algum cuidado para que o conteúdo abrangesse pessoas dos nove aos 90, não havendo lugar para brejeirices” disse o humorista.
Com data de estreia prevista inicialmente para Janeiro, ‘Palavras Para Quê?’ foi sendo adiado por vários motivos, mas, acima de tudo, pelo facto de ser um tipo de comédia inédita no nosso País. Isso levou a que a equipa do programa tivesse de fazer ajustes no formato.
Desta forma, cada episódio de 25 minutos passou a ter três histórias, em vez das duas inicialmente delineadas, o que, para Aldo Lima, “torna tudo mais dinâmico e menos cansativo”.
Mais habituado às lides do ‘stand-up comedy’, Aldo Lima confessa que esta experiência como actor, ainda para mais, encarnando todas as personagens da série, “tem sido bastante agradável”.
‘Ele’ – forma como o protagonista designa a personagem, por esta não ter nome – irá passar por um sem número de peripécias, vivendo num imaginário de ilusão, na idade da pedra, sendo polícia, futebolista, tenista ou mesmo massagista.
A componente física do humor de ‘Palavras Para Quê?’, com constantes quedas e encontrões, é a prova da principal inspiração do programa, os ‘cartoons’. Assim sendo, ‘Ele’ irá ter uma resistência só comparável à dos desenhos animados. “Basicamente, esse seria o meu sonho, pois assim não teria tantas mazelas a fazer estas coisas”, brinca Aldo Lima. No entanto o protagonista deixa o aviso: “Não se espere que ‘Ele’ seja aquele grande parvo, tipo ‘Mr. Bean’, que falha tudo. ‘Ele’ é muito bom em certas coisas e, quando menos se espera, muito mau noutras.”
Embora confiante na aceitação do público, Aldo Lima confessa que, se correr mal, emigra: “Antes do início das gravações, comprei logo dois bilhetes para a Tailândia, não vá o diabo tecê-las”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)