Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Parabéns à SIC Notícias

A SIC Notícias faz 10 anos e continua a ser uma das referências da oferta de televisão por cabo em Portugal. Trouxe os políticos para o pequeno ecrã e acabou por lhes moldar o discurso. E continua a não dar hipóteses à concorrência.
7 de Janeiro de 2011 às 00:00
Parabéns à SIC Notícias
Parabéns à SIC Notícias

Os políticos dos nossos dias tornaram-se actores. Que convencem, ou não, os espectadores. E, em parte, a razão de tudo isso deve-se, em Portugal, ao surgimento, há uma década, da SIC Notícias. Mais do que a rádio em directo, a televisão em directo transformou a relação dos políticos com os cidadãos. Com um canal de notícias televisivo, a política deixou de estar apenas preocupada com o que aparecia nos telejornais das oito da noite. A sua importância tornou-se tão óbvia no audiovisual nacional que, ainda hoje, é um dos canais mais vistos no cabo. E, mesmo com a concorrência (uma RTP N que tem crescido bastante em qualidade e uma TVI 24 que ainda procura um modelo), não oscilou.

Soube sobretudo trazer apalavra para o ecrã, algo que nem sempre é fácil. Incentivou debates, construiu líderes de opinião, criou programas que têm marcado o ritmo da informação no país. Soube, sobretudo, aproveitar aquilo que sempre foi a maior valia da SIC: a sua informação. Equilibrou os conteúdos da informação do canal generalista com o desenvolvimento noticioso que um canal deste tipo merece. E, quase sempre, conseguiu ter uma maleabilidade superior para mudar a emissão quando era necessário.

A SIC Notícias, nalguns casos, conseguiu marcar a agenda política, até porque o seu foco é especialmente essa área informativa. Outras áreas que caberiam num canal destes (o crime, o ambiente, a saúde) ainda ocupam um lugar relativamente marginal face ao núcleo duro do canal, mas essa não foi a estratégia dos seus responsáveis, como é notório. A aposta é, como se vê na generalidade dos canais de notícias de cabo ou satélite internacionais, três ou quatro tópicos fulcrais e pequenas histórias sobre o resto.

O modelo está afinado. A SIC Notícias foi um canal dirigido para as elites políticas e empresariais. E é aí que se move. Falta-lhe, claro, uma versão nacional do ‘Daily Show’ de Jon Stewart, que transmite à hora dos telejornais nacionais dos canais generalistas. Mas, no essencial, a SIC Notícias está de parabéns.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)