Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Parlamento vai avaliar deputado

A comissão de ética poderá ser chamada a pronunciar-se ainda hoje sobre o furto dos gravadores de dois jornalistas da revista ‘Sábado’ por parte do deputado do PS Ricardo Rodrigues.
12 de Maio de 2010 às 00:30
Os jornalistas da ‘Sábado’ não se aperceberam que o deputado do PS saiu da sala com os gravadores. Só quando arrumavam o material para abandonar o Parlamento deram pela falta do equipamento
Os jornalistas da ‘Sábado’ não se aperceberam que o deputado do PS saiu da sala com os gravadores. Só quando arrumavam o material para abandonar o Parlamento deram pela falta do equipamento FOTO: direitos reservados

A queixa, enviada pelo Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDSJ), deu ontem entrada na Comissão de Assuntos Constitucionais, mas o seu presidente, Osvaldo Castro, remeteu-a para a comissão de ética, que tem as competências para "avaliar o comportamento do deputado", explica Osvaldo Castro ao CM. A decisão está agora nas mãos de Marques Guedes, deputado do PSD e presidente da comissão de ética que esteve incontactável até ao fecho desta edição. Se aceitar analisar a queixa, explica Osvaldo Castro, esta deverá ser levada à "próxima reunião da comissão para ver o que vão fazer". E essa discussão pode acontecer ainda hoje, pois está agendada uma reunião da comissão de ética para as 10h00.

Questionado se este episódio pode conduzir a um afastamento de Ricardo Rodrigues das funções de deputado, Osvaldo Castro, também deputado do PS, optou por não dar a sua opinião já que diz tratar-se "de uma questão do próprio e do PS".

Para o CDSJ, o furto dos gravadores, já condenado pela organização Repórteres sem Fronteiras, constitui "um acto de censura", tendo sido uma "tentativa para limitar a liberdade de expressão e o direito de informar". Além disso, recorda que "quaisquer instrumentos de trabalho de jornalistas só podem ser apreendidos no decurso de buscas em órgãos de Comunicação Social determinadas e acompanhadas por um juiz e na presença de um representante do SJ".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)