Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Passos Coelho convidou Magno

O convite a Carlos Magno para presidir ao novo conselho regulador da ERC partiu do próprio primeiro-ministro, Passos Coelho, apurou o CM.
17 de Setembro de 2011 às 00:30
José Alberto Carvalho cruzou-se com Azeredo Lopes, presidente da ERC. Director de informação da TVI criticou actuação do regulador
José Alberto Carvalho cruzou-se com Azeredo Lopes, presidente da ERC. Director de informação da TVI criticou actuação do regulador FOTO: João Miguel Rodrigues

"Não faço comentários. É matéria que está nas mãos do ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas", diz Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado adjunto do ministro que tutela a comunicação social.

No entanto, a informação de que o jornalista foi abordado directamente pelo chefe do Governo para substituir Azeredo Lopes começou a circular ontem à tarde entre os vários partidos com assento parlamentar.

A deputada do PS Inês de Medeiros diz desconhecer o convite. "Devemos ser cuidadosos e comentar com prudência estes assuntos. A ser verdade, só quero recordar que o quinto elemento é cooptado [ver pormenores]. Gostava de que não fossem violadas regras."

Mendes Bota, deputado do PSD e presidente da Comissão de Ética, disse ao CM nada saber sobre o assunto. "Sabia era que tinha dado entrada a candidatura espontânea do professor Landerset Cardoso", conta. Até ao fecho desta edição, o CM não conseguiu contactar Carlos Magno nem o gabinete de Passos Coelho, que vai terça-feira à RTP 1.

O dia de ontem ficou marcado com audições sobre a ERC e Inês de Medeiros recordou que uma das ideias que ficaram "patentes foi a importância da independência da ERC do poder político".

Azeredo Lopes apelou à "auto-regulação dos meios" e sugeriu uma "substituição parcelar dos membros da entidade reguladora". O presidente do regulador defendeu ainda a "convergência entre a ERC e a ANACOM [Autoridade Nacional de Comunicações]". Já José Alberto Carvalho, director de Informação da TVI, admite a regulação, mas discorda "deste modelo".

JOSÉ ALBERTO CARVALHO RTP ERC AZEREDO LOPES PARLAMENTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)