Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Perestrello foi alvo de polémica

O ‘Opinião Pública’, da SIC Notícias, foi alvo de polémica na segunda-feira, quando um telespectador acusou outro, que ligara anteriormente para o programa e se identificara como Paulo Santos, de ser, na verdade, Marcos Perestrello, o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O caso ocorreu em directo, mas não passou de um mal-entendido, que obrigou o político a desmentir a sua participação naquele espaço de opinião.
29 de Janeiro de 2009 às 00:30
Marcos Perestrello desmentiu ter-se feito passar por gestor
Marcos Perestrello desmentiu ter-se feito passar por gestor

Foi na edição da tarde de ‘Opinião Pública’, apresentado pela jornalista Teresa Pina, em que se discutia o caso Freeport, que, pelas 17h20, um telespectador identificado como Paulo Santos, gestor, 34 anos, de Lisboa, telefonou para o programa e, durante quatro minutos, defendeu o Governo neste processo.

"Em três anos existem três casos de campanha negra contra o actual primeiro-ministro. E em 30 e muitos anos de democracia é a primeira vez que acontece", começou por dizer, sugerindo que a SIC Notícias mostrasse, na mesma proporção em que "mostra a gravação de um senhor da família do primeiro-ministro", o comunicado da Procuradoria-Geral da República em que se "diz que não há indícios que indiquem o envolvimento de qualquer ministro no caso Freeport".

Logo a seguir, um telespectador identificado como António Carvalho, ambientalista de Braga, ligou e acusou o gestor de ser Marcos Perestrello, de quem diz ter reconhecido a voz. A jornalista alertou de imediato ser impossível confirmar a identidade de quem liga. "Seria impossível fazê-lo mesmo em diferido. Quando ocorre este tipo de acusações, ou é utilizada uma linguagem menos própria, fazemos algumas advertências e, se for necessário, interrompemos o telefonema", explica Alberto Jorge, coordenador do programa, no qual, já em 2006, a jornalista Marta Atalaya tinha sido alvo de piropos em directo.

No final da emissão, Teresa Pina esclareceu que Perestrello ligara a negar a sua participação no ‘Opinião Pública’, deixando ainda claro que jamais ocultaria a sua identidade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)