Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Pivô da SIC acusa RTP 1 de plágio

Rodrigo Guedes de Carvalho diz que televisão pública usou o mesmo modelo de promoção que a SIC.
Duarte Faria 10 de Outubro de 2014 às 12:34
 Rodrigo Guedes de Carvalho
Rodrigo Guedes de Carvalho FOTO: Sérgio Lemos

Rodrigo Guedes de Carvalho está "triste" com a RTP. Em crónica publicada na revista ‘TVMais’, com o título "Tristeza", o subdiretor de informação da SIC e pivô do 'Jornal da Noite' acusa o canal público de copiar o modelo de promoção que a SIC utiliza nos teasers da ‘Grande Reportagem’.

"Foi no liceu que ouvi pela primeira vez falar de ética e de estética. É bonito ter valores, como é feio não os ter", começa por escrever o jornalista. "Estou a ver a RTP, e vejo e ouço ‘A RTP apresenta…’, seguido de texto que esconde mais do que mostra, e o final: ‘Brevemente, no Telejornal’. Tive de ver novamente, para acreditar que era exatamente assim (...)", afirma o jornalista, para depois continuar: "Primeiro, lembrei-me que deve ser ótimo trabalhar neste setor da RTP: não conheço os métodos, mas fica a sensação que não será preciso puxar muito pela cabeça, se se pode simplesmente fazer o que outros canais fazem (…), fiquei triste", acrescentou, referindo-se à promoção à série de reportagens ‘Sete Pecados Mortais’, que a RTP estreou segunda-feira.

O CM tentou falar com Rodrigo Guedes de Carvalho, mas este não se mostrou disponível até ao fecho desta edição. Já José Manuel Portugal, diretor de informação da RTP, recusou fazer qualquer comentário.

Rodrigo Guedes de Carvalho SIC RTP1 televisão promoção plágio
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)