Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

PORTUGUÊS NA PHOTO

Nuno Dias foi o vencedor de um concurso internacional de fotografia, para profissionais e amadores, promovido pela Renova e pela revista 'Photo'. O trabalho do português destacou-se entre o de várias centenas de candidatos de diversos pontos do globo, nomeadamente de Itália, Espanha, Canadá, Nova Zelândia, França e Portugal.
19 de Maio de 2004 às 00:00
A  fotografia vencedora, de Nuno Dias, que foi publicada na prestigiada revista 'Photo'
A fotografia vencedora, de Nuno Dias, que foi publicada na prestigiada revista 'Photo'
"Quando participamos num concurso não fazemos a mínima ideia de quantas pessoas vão concorrer e muito menos de quem vai ganhar. Claro que fiquei surpreendido por receber este prémio, mas muito satisfeito", afirmou ao CM Nuno Dias, de 35 anos.
O fotógrafo português concorreu com dois trabalhos e, curiosamente, o seu preferido não foi o galardoado: "É o da modelo (Joana Santana) cuja imagem aparece esbatida. Mas, pelos vistos eles [da 'Photo'] também gostaram dessa fotografia porque a publicaram", adianta.
O trabalho premiado tem um fundo forte que destaca o corpo feminino agarrado a uma enorme bola de papel. "A bola significa o mundo, mas é sobretudo a forma geométrica que me agrada", salienta.
Criatividade, beleza e originalidade foram as palavras encontradas pelo júri da prestigiada revista francesa para classificar os trabalhos presentes a concurso.
Apesar de ter visto o seu trabalho publicado na 'Photo', Nuno Dias diz: "à partida a minha vida não vai mudar em nada. Vou continuar a trabalhar normalmente. Sinceramente não pensei muito nisso." Para o fotógrafo este prémio "é mais um acréscimo no currículo".
REVISTA DE REFERÊNCIA
A ‘Photo’ é considerada uma publicação de referência para os amantes da fotografia, quer sejam profissionais ou amadores. A revista mensal aborda a actualidade da fotografia em todas as suas temáticas: desde a reportagem à moda, passando pelas retrospectivas dos grandes mestres e pela antecipação do digital. A publicação de origem francesa, criada em 1967, é distribuída em setenta países e conta com cerca de 908 mil leitores em todo o Mundo.
Desde a sua fundação, a ‘Photo’ nunca deixou de sacralisar ou descobrir os maiores talentos da fotografia, entre os quais se destacam nomes como Henri Cartier Bresson, Peter Lindberg, David La Chapelle e Helmut Newton, entre outros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)