Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Portugueses escolhem o mais ilustre de todos

Maria Elisa conduz emissão decisiva que promete argumentos escaldantes.
23 de Março de 2007 às 00:00
Portugueses escolhem o mais ilustre de todos
Portugueses escolhem o mais ilustre de todos
Seis meses depois de ter começado a dar que falar, o desafio que a RTP 1 lançou para eleger os ‘Grandes Portugueses’ chega ao fim. No entanto, a decisão promete não ser pacífica e, uma vez que a votação está aberta até ao momento em que o grande vencedor será anunciado, é de esperar algumas quezílias entre os defensores das personalidades que disputam a final. Maria Elisa, que assume a condução do programa transmitido em directo a partir dos Estúdios Valentim de Carvalho, terá de impor moderação a figuras provenientes de áreas tão distintas como o direito, a política, o jornalismo ou o ensino académico, que dão a cara na defesa de personalidades como Afonso Henriques ou Fernando Pessoa.
A julgar pelo número de comentários deixados na página da internet dedicada ao programa, a grande batalha será mesmo entre Álvaro Cunhal e Salazar, representados pela deputada Odete Santos e pelo professor universitário Jaime Nogueira Pinto, respectivamente. Recorde-se que o nome do estadista não fazia parte da lista inicial lançada pela RTP, mas foi incluído depois de muita polémica e acusações de censura histórica. Contudo, o volume de comentários não espelha o número de votos, uma vez que o sufrágio é feito através de chamada telefónica.
Para lá dos nomes referidos estarão também presentes na decisão de ‘Grandes Portugueses’ Leonor Pinhão (defensora de D. Afonso Henriques), José Miguel Júdice (Aristides Sousa Mendes), Clara Ferreira Alves (Fernando Pessoa), Gonçalo Cadilhe (Infante D. Henrique), Paulo Portas (D. João II), Hélder Macedo (Luís de Camões), Raul Miguel Rosado Fernandes (Marquês de Pombal) e Ana Gomes (Vasco da Gama).
SALAZAR FOI O MAIS COMENTADO: 3404 MENSAGENS
Foi o número de comentários sobre António de Oliveira Salazar, o polémico chefe do Governo português, entre 1932 e 1968, enviados para o site de ‘Grandes Portugueses’ até dia 19.
O segundo mais votado foi Álvaro Cunhal, histórico líder do 1.º Partido Comunista Português, com 719 mensagens, seguido do cônsul Aristides Sousa Mendes, com 441.
GRANDES PORTUGUESES
Canal: RTP 1
Dia: 25
Horas: 22h15
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)