Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Privados ignoram as modalidades

O futebol continua a ter mais tempo de antena na SIC e na TVI do que todas as outras modalidades desportivas juntas. A conclusão é da Entidade Re guladora para a Comunicação Social (ERC), no seu relatório intercalar das licenças de televisão daqueles canais (que não incluiu a RTP), para o período 2007 a 2011.
18 de Novembro de 2012 às 01:00
O futebol continua a ter mais espaço na informação do que os outros desportos
O futebol continua a ter mais espaço na informação do que os outros desportos FOTO: Direitos Reservados

No entender do regulador, quer o bloco informativo da SIC quer o da TVI demonstraram pouca diversidade ao reportar essencialmente acontecimentos e problemáticas sobre o desporto-rei em detrimento de outras modalidades desportivas. As notícias sobre futebol têm, portanto, maior destaque do que modalidades como basquetebol ou andebol.

"É normal que a informação dê mais destaque aos desportos com mais visibilidade e o futebol é um deles", diz Luís Marques, director-geral da SIC. "Trata-se de questões editoriais", remata o responsável do canal de Carnaxide. Já da TVI, o CM não obteve qualquer comentário.

Ainda na questão da diversidade e do pluralismo, o relatório diz que nos principais telejornais dos canais se verifica "uma tendência para a concentração em temas como política nacional, ordem interna e desporto, a par de uma sub-representação de assuntos relacionados com crença e religião e grupos minoritários, o que pode comprometer as obrigações de diversidade". Refere ainda o documento que os canais dão mais espaço televisivo aos partidos com assento parlamentar do que aos que não têm representatividade na Assembleia da República.

TV FUTEBOL INFORMAÇÃO MODALIDADES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)