Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

PRIVATIZAÇÃO DA RAI CAUSA POLÉMICA

A notícia de que o governo italiano pretende privatizar parte do capital da RAI, a estação pública de televisão, está a provocar uma onda de polémica no país.
23 de Setembro de 2002 às 20:52
O caso foi avançado pelo jornal ‘Le Monde’ e refere que o projecto apresentado pelo Governo não regulariza nem especifica o conflito de interesses que gira em torno de Silvio Berlusconi, o homem que está à frente do serviço público e é também proprietário do grupo privado Mediaset, que detém três canais nacionais.

O projecto de lei apresentado a 6 de Setembro, pelo ministro da Comunicação, Maurizio Gasparri, propõe que o estatuto da RAI seja transformado numa sociedade económica mista, onde o Estado manteria uma posição de controlo. Mas vários analistas garantem que, se for essa a decisão do Governo, o serviço público da rádio e televisão italianas pode desaparecer em 2004.

Ainda antes da votação, a oposição política italiana já se manifestou contra. Vicenzo Vita, democratas de direita, classifica a intenção do Governo de escandalosa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)