Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Providência cautelar do MEP força a mais debates na TV

Uma nova providência cautelar interposta no Tribunal de Oeiras pelo Movimento Esperança Portugal (MEP) foi, esta terça-feira, bem sucedida e determina que as televisões tenham de organizar mais debates com todos os partidos que concorrem às legislativas de domingo.
31 de Maio de 2011 às 18:22
Nova providência cautelar interposta no Tribunal de Oeiras pelo Movimento Esperança Portugal (MEP) foi bem sucedida
Nova providência cautelar interposta no Tribunal de Oeiras pelo Movimento Esperança Portugal (MEP) foi bem sucedida FOTO: Pedro Catarino

Segundo o vice-presidente do MEP e segundo da lista de candidatos à Assembleia da República, Joaquim da Costa, "todos os partidos têm até às 12h00 de quarta-feira para confirmarem a sua disponibilidade para  participar, cabendo depois às televisões agendar a programação".  

"O modelo, com o qual o MEP já concordou, vai ser de debates de 20 minutos gravados previamente nos estúdios da RTP, por questões logísticas, e a serem transmitidos pelos três canais em simultâneo pouco depois dos respectivos telejornais. Penso que entre quarta, quinta e sexta-feira é possível realizá-los",  disse à Lusa o dirigente do MEP.  

Sexta-feira, o mesmo tribunal tinha ordenado às televisões generalistas a realização de mais debates, devido a uma providência cautelar apresentada pelo Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (PCTP/MRPP), mas tinha indeferido ação semelhante  do MEP, que apresentou outra providência cautelar no domingo à noite, desta  feita no 2.º Juízo do Tribunal de Oeiras.  

"Determino a organização pelas Requeridas (televisões) de debates televisivos na modalidade de frente-a-frente, a serem emitidos nos seus canais generalistas  e de sinal aberto até às 24h00 de 3 de Junho de 2011, visando a participação de um representante do Requerente (MEP) e de participantes das restantes forças e partidos políticos concorrentes às eleições legislativas de 5 de Junho de 2011, na medida em que cada um destes últimos assim o deseje", lê-se na sentença à qual a Lusa teve acesso.  

Entre 6 e 20 de Maio, uma série de 10 frente-a-frente foram realizados entre os líderes dos cinco partidos com assento parlamentar.  

mep eleições legislativas tv debates frente a frente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)