Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

PSD viabiliza relatório da comissão PT/TVI

O PSD vai votar a favor e, assim, viabilizar do relatório da comissão de inquérito parlamentar à tentativa de compra da TVI, que conclui que o primeiro ministro e o Governo tinham conhecimento deste negócio, disse à Lusa fonte social democrata.
17 de Junho de 2010 às 20:13
Miguel Macedo reuniu-se com Passos Coelho e Miguel Relvas para decidir
Miguel Macedo reuniu-se com Passos Coelho e Miguel Relvas para decidir FOTO: Lusa

O relatório desta comissão de inquérito contava já com os votos favoráveis dos deputados do PCP, BE e CDS-PP. 

Com os votos a favor de cinco deputados do PSD - excluindo o presidente da comissão, Mota Amaral, que deverá abster-se - fica assegurada a sua aprovação. 

O sentido de voto do PSD ficou fechado esta quinta-feira à tarde, numa reunião entre o líder parlamentar social democrata, Miguel Macedo, o presidente do partido, Pedro Passos Coelho, e o secretário geral, Miguel Relvas.  

A reunião realizou-se na sede nacional social democrata, em Lisboa, e contou ainda com a participação do deputado Pedro Duarte, coordenador do PSD na comissão de inquérito à compra da TVI.  

Antes, na quarta-feira ao final do dia, tinham-se reunido cinco deputados do PSD que fazem parte desta comissão de inquérito com a direção do grupo  parlamentar social democrata.  

O PSD ponderou entre a abstenção e o voto favorável em relação ao relatório da comissão de inquérito, que foi elaborado pelo deputado do BE João Semedo e deverá ser votado nesta sexta-feira.  

A proposta de relatório apresentado pelo deputado João Semedo conclui que o primeiro-ministro e o Governo "tinham conhecimento" da operação da TVI e que o Governo interveio por duas vezes no negócio, uma delas deixando prosseguir a operação e outra pondo-lhe fim sem dela ter tido "sem terem tido informação oficial" por "razões políticas do seu exclusivo interesse". 

 

 

   João Semedo conclui também que a tentativa de compra da TVI pela PT  tinha a perspetiva da alteração da linha editorial da estação.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)