Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Publicidade cresce na TV

Canais generalistas registam aumento de inserções comerciais e respectiva duração .
28 de Abril de 2006 às 00:00
Publicidade cresce na TV
Publicidade cresce na TV FOTO: d.r:
O tempo de publicidade comercial emitida pelos quatro canais de sinal aberto (RTP1, 2:, SIC e TVI) registou um aumento de 3,4% no primeiro trimestre deste ano em relação ao período homólogo de 2005. Segundo os dados divulgados pela Mediamonitor (Marktest), a TVI destacou-se como o canal que mais tempo de publicidade emitiu (37,2%), seguido da SIC (34,8%) e da RTP1 (26,6%).
O maior incremento em relação a igual período do ano passado, no entanto, foi verificado pela SIC (16,9%), em contraste com a 2:, que sofreu uma quebra substancial (32,4%). No que respeita ao número de peças publicitárias inseridas, o aumento experimentado pelos quatro canais atingiu os 5,9%, tendo sido a RTP1 o que maior subida registou (17,2%). Em contraste, o tempo diário do espectador frente ao televisor reduziu-se no primeiro trimestre em dois minutos (1%), fixando--se em 3 horas, 36 minutos e 7 segundos.
AUTOPROMOÇÃO
Apesar de ter reduzido em 20,8% o tempo que dedica à sua autopromoção, a SIC manteve--se no primeiro trimestre deste ano como o canal que mais recorre a este meio. Ainda no domínio das autopromoções, regista-se, contudo, segundo os dados da Mediamonitor, MMW/Videotrack, a subida da TVI (9,8%) e da 2: (10,7%). No conjunto dos quatro canais, no entanto, verificou-se uma descida de 4,9%.
DURAÇÃO DA PUBLICIDADE COMERCIAL NOS QUATRO CANIAS GENERALISTAS
(Percentagem de cada canal)
Primeiro trimestre 2006
TVI: 37,2%
SIC: 34,8%
RTP1: 26,6%
DOIS: 1,4%
Fonte: Media monitor (Marktest)
Ver comentários