Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Queixa de Moura Guedes: Inquérito a Sócrates encerrado

O Ministério Público decidiu este sábado encerrar o inquérito ao primeiro-ministro, aberto na sequência de uma queixa da jornalista Manuela Moura Guedes, por considerar que as afirmações relativas ao ‘Jornal de Sexta’ não constituem crime de difamação.
3 de Julho de 2010 às 21:01
José Sócrates diz estar “muito disponível para sustentar” críticas que fez a Manuela Moura Guedes
José Sócrates diz estar “muito disponível para sustentar” críticas que fez a Manuela Moura Guedes FOTO: Fotomontagem CM

“Só devem ser realizadas diligências em inquérito quando existirem indícios da prática de crime, (...) o que, no caso, não acontece', refere a decisão divulgada.  

O MP entende que 'as expressões alusivas ao 'Jornal Nacional de Sexta' da TVI, que o denunciado proferiu na entrevista concedida ao Canal 1 da RTP e emitida em 21 de Abril de 2009, não constituem o crime de difamação'. 

Nessa entrevista à RTP1, José Sócrates referiu-se ao ‘Jornal de Sexta’, apresentado por Manuela Moura Guedes, como sendo 'travestido' e feito 'de ódio e perseguição'. 'Aquilo não é um telejornal, é uma caça ao homem', afirmou na altura. 

MOURA GUEDES NADA SURPREENDIDA

A jornalista Manuela Moura Guedes afirmou à Lusa não ter ficado surpreendida com a decisão anunciada pelo Ministério Público de encerrar o inquérito aberto na sequência de uma queixa sua contra o primeiro-ministro.

"Quando soube que [o processo] ia para o Supremo [Tribunal de Justiça], e dadas outras decisões, não me surpreendeu [o encerramento do inquérito]", disse a jornalista. 

Mais: Manuela Moura Guedes considera "curioso que tivessem levado oito meses para nada fazer relativamente a esse processo e descobrirem que houve um erro técnico, para que depois em pouquíssimos dias, se não horas, terem decidido assim arrumar um processo".

A jornalista vai agora, com o seu advogado, decidir o que irá fazer na sequência da decisão hoje anunciada. "Se o MP entende que não, talvez eu entenda que sim. Tenho encontrado algumas decisões curiosas por parte do MP", disse.

Manuela Moura Guedes referiu ainda ter achado "extraordinário" que a decisão do Ministério Público tenha sido revelada num sábado à noite.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)