Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Quintino e Ordem em guerra

Devido a declarações no programa ‘Você na TV!’
Duarte Faria 3 de Agosto de 2016 às 01:45
O psicólogo Quintino Aires é colaborador do programa ‘Você na TV!’, da TVI
O psicólogo Quintino Aires é colaborador do programa ‘Você na TV!’, da TVI FOTO: Raquel Wise
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e Quintino Aires estão novamente em guerra. Em causa estão declarações do psicólogo no programa ‘Você na TV!’ (TVI). Referindo-se à etnia cigana, disse, na semana passada, que esta "não respeita as normas do país onde vive" e que "a maioria vive dos subsídios ou trafica droga e não trabalha".

As declarações motivaram ontem um comunicado da OPP que as considerou "de extrema gravidade" e anunciou que vai participar as mesmas ao seu Conselho Jurisdicional, que decidirá a aplicação de uma pena. A OPP disse ainda "não se rever" nas afirmações e sublinhou que estas "não representam a opinião" dos psicólogos.

Contactado pelo CM, Quintino Aires disse não estar "surpreendido" com a posição da OPP. "Qualquer coisa que eu diga ou faça, e que suscite uma opinião diferente, é logo motivo para a direção da Ordem se organizar para tentar a minha expulsão." O psicólogo considerou ainda "absurdo" que a OPP tome uma posição sobre o assunto: "Limitei-me a expressar uma opinião sobre um fenómeno sociológico e tenho o direito de o fazer."

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social também estão a analisar o caso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)