Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Quinze anos a fazer rir

No dia 1 de Junho de 1992, Jay Leno aparecia pela primeira vez à frente do talk show mais importante da NBC. A responsabilidade de substituir o lendário Johnny Carson – que há 30 anos apresentava o ‘Tonight Show’ – pesava, mas o comediante não tremeu. Impôs o seu estilo e a sua vontade: o monólogo inicial tem agora 12 minutos – o dobro do que no início –, há mais comédia e menos entrevistas.
1 de Junho de 2007 às 00:00
Jay Leno comemora hoje aniversário como apresentador do talk show mais visto nos EUA
Jay Leno comemora hoje aniversário como apresentador do talk show mais visto nos EUA FOTO: John Hayes, Reuters
Hoje, 15 anos depois, Jay Leno segura o ‘Late Show’ no primeiro lugar das audiências. É visto todos os dias por 5,8 milhões de telespectadores. Isto apenas nos EUA. David Letterman, o grande rival, não ultrapassa os 1.6 milhões.
Ainda assim, Jay Leno confessa não sentir o programa como seu. “Na verdade, nunca somos donos do nosso programa. Apenas tento não estragar tudo para o próximo apresentador”, afirmou esta semana numa entrevista. As declarações, aparentemente inócuas, têm um objectivo bem definido. Anunciar a retirada em 2009 e lançar Conan O’Brien como seu sucessor. “Não é que o programa te impeça de ter uma vida. Ele torna-se a tua vida”, explica.
Depois de ‘Tonight Show’, Jay Leno vai desligar-se um pouco da televisão, mas não do mundo do espectáculo. O humor continua a ser a grande paixão de Jay Leno e o desejo é continuar a fazer ‘stand-up comedy’. Actualmente, o humorista faz 150 actuações por ano pagas a peso de ouro.
PERFIL
James Douglas Muir-Leno nasceu em New Rochelle (EUA) a 28 de Abril de 1950. É formado em terapia da fala, mas foi como músico que ganhou nome. Nos anos 70 actuava na primeira parte dos concertos de Tom Jones. É apaixonado por carros e já participou em alguns filmes enquanto actor.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)