Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

Regresso ao velho modelo

Público e júri escolhem uma canção para a Eurovisão.
10 de Março de 2006 às 00:00
Recuperando uma tradição, o Festival da Canção apresenta-se esta noite, na RTP 1, com um espectáculo de variedades no Palácio de Congressos de Lisboa. Jorge Gabriel, Eládio Clímaco, Isabel Angelino, Daniel Oliveira, Helena Ramos e Helena Coelho apresentam a emissão de onde sairá a canção que pode representar Portugal em Atenas, em Maio.
MESMO sem o ‘glamour’ de outros tempos, o Festival da Canção não deixa de ser a “menina dos olhos da RTP”.
Diz José Poiares, coordenador-geral do evento, que ela se inclui no “ciclo dos grandes eventos televisivos” e continua a ser feita com “muito carinho” e um orçamento um “pouco mais elevado”. Ao contrário dos últimos cinco anos, a RTP pediu agora a cinco consagrados produtores musicais que apresentassem duas canções cada e dois intérpretes. “Demos o enquadramento para os cantores, porque queríamos gente nova, ou com carreiras ainda pouco sólidas”, explica José Poiares à Correio TV sublinhando que, assim, se pretendeu respeitar o espírito da Eurovisão que aposta em “novos valores”.
Esta noite, um júri composto por Tozé Brito, a estilista Fátima Lopes, Filipe La Féria, Simone de Oliveira e João Gobern, crítico e jornalista, tem direito a 50% dos votos. A outra metade cabe ao público, através de televoto.
BI
- Canal: RTP 1
- Dia: 10
- Hora: 21.30
- Formato: Concurso
A SOLO
Vânia, das Delirium, sobe ao palco sozinha. “Estava na altura de experimentar coisas novas”, afirma.
NON STOP
BANDA
Liliana, da banda feminina Non Stop, que concorre ao festival, admite que esta participação é “um marco” na carreira do grupo. “Temos uma canção gira e muito alegre”, diz.
VALOR
Se ganharem, as Non Stop confessam estar à altura de enfrentar qualquer concorrente com mais experiência internacional. “Temos valor e saberemos representar o nosso país.”
NOVO DESAFIO
Aos 37 anos, o apresentador de ‘O Cofre’ e ‘Praça da Alegria’ enfrenta esta noite um novo desafio: a apresentação do Festival da Canção. “É óptimo para o meu currículo, porque se trata de um acontecimento que foi histórico não só para a RTP como para a televisão portuguesa. É um orgulho para mim”, afirma.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)