Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

REPORTAGEM MOSTRA VIAGEM AO MUNDO DA MARGINALIDADE

O programa da SIC “Hora Extra”, apresentado por Conceição Lino, mostra hoje à noite a reportagem “À Margem de uma Certa Maneira”, uma viagem ao mundo da marginalidade no bairro da Cova da Moura (Amadora).
12 de Junho de 2002 às 00:21
A equipa da SIC passou seis meses na Cova da Moura
A equipa da SIC passou seis meses na Cova da Moura
Com autoria do jornalista Pedro Coelho, imagem de Luís Pinto e montagem de Rui do Ó, a reportagem tenta “dar uma imagem real do bairro, com as coisas boas e as más”, explicou o “pai” deste trabalho, que surge em sequência dos conhecidos acontecimentos de Dezembro último entre a Polícia e os residentes do bairro.


Pedro Coelho referiu que seguiram “o percurso dos jovens que começam a dar os primeiros passos na marginalidade” e que falaram com “os que já passaram por isso e que estão a ser recuperados”.


O objectivo foi captar o dia-a-dia da Cova da Moura, “o lado marginal e o normal. Trata-se do retrato do bairro em todas as suas vertentes”. Assim, a equipa da SIC também mostra “a vida de dois polícias que estão sempre no bairro”.


Para realizar “À Margem de uma Certa Maneira”, Pedro Coelho e Luís Pinto estiveram cerca de seis meses na Cova da Moura. “Passámos muito tempo lá sem câmaras, a conversar e a explicar o que queríamos fazer. Foi tudo muito conversado antes de gravar, mas é tudo muito natural”, referiu o jornalista da SIC.


E o período que passou no bairro desde Janeiro último ajudou Pedro Coelho a tirar algumas conclusões: “Fico com a convicção que, na Cova da Moura, os jovens a partir dos 15 anos ficam sem nada para fazer e arranjam formas fáceis de ganhar a vida”.


Apesar de existirem instituições de reabilitação no bairro, o jornalista acredita que “é inevitável que muitos jovens caiam na marginalidade”. E como tal tem esperança que a reportagem “contribua para que as entidades oficiais se apercebam que há muitos problemas nestes bairros, senão estamos a criar escolas de marginalidade às portas de Lisboa. Alguém tem que pôr um travão nisso”.


Para os comentários de estúdio, “Hora Extra” recebe o responsável pela divisão da PSP da Amadora, Subintendente Pereira, o presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, a responsável pela instituição Moinho da Juventude, Anabela Rodrigues, e nove jovens do bairro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)