Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Robot ‘Curiosity’ e bosão de Higgs candidatos a ‘Pessoa do Ano’

O robot ‘Curiosity’ e a partícula sub-atómica bosão de Higgs figuram na lista dos 38 candidatos a ‘Pessoa do Ano’ da revista ‘Time’, que os seleccionou como aspirantes "não humanos" pela sua importância científica ou tecnológica.
27 de Novembro de 2012 às 19:56
Robot ‘Curiosity’, que explora o planeta Marte, é "o melhor automóvel do sistema solar"
Robot ‘Curiosity’, que explora o planeta Marte, é 'o melhor automóvel do sistema solar' FOTO: NASA

Os nomes dos eleitos vão ser anunciados em 14 de Dezembro, e apesar de a decisão ser da responsabilidade dos editores, a ‘Time’ permite que internautas de todo o mundo possam votar no seu candidato favorito até à meia-noite (hora de Nova Iorque) de 12 de Dezembro.  

Sem o bosão de Higgs não seríamos mais que "energia incompleta", argumenta a publicação, e o robot ‘Curiosity’, que explora o planeta Marte, é "o melhor automóvel do sistema solar", mesmo que tenha custado 2,5 mil milhões de dólares (1,92 mil milhões de euros).  

A menina paquistanesa Malala Yusafzai, ferida a tiro pelos talibãs por defender a presença das mulheres nas escolas, é uma destacada aspirante, indica a agência noticiosa EFE.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, pela sua reeleição, e o seu rival, Mitt Romney, pela sua derrota, são outros nomeados da lista que acaba de ser divulgada pela publicação.

time curiosity planeta marte ciência energia bosão higgs tecnologia pessoa do ano
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)