Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Rodrigues dos Santos criticado

Comentador reprovou trabalho do pivô em direto.
Cátia Carmo 28 de Janeiro de 2015 às 09:28
José Rodrigues dos Santos
José Rodrigues dos Santos FOTO: Diogo Pinto

O jornalista da RTP José Rodrigues dos Santos está a ser criticado por ter afirmado que alguns gregos simulam ser "paralíticos" à procura de "mais um subsidiozinho". Em resposta, o pivô explicou ao CM que não tem problemas em falar sobre o que é inconveniente aos políticos.

"Há quem não goste que se fale do ex-ministro da Defesa [Akis Tsochatzpoulos], preso por corrupção no negócio dos submarinos. Azar, porque eu falo. Há quem não goste que se fale dos atestados fraudulentos obtidos através de suborno para se auferir subsídios. Azar, porque eu falo", disse o jornalista.

Na peça que foi emitida pela RTP durante a cobertura das eleições na Grécia, José Rodrigues dos Santos afirmou que "muitos dos gregos que passam a pé diante da casa do antigo ministro da Defesa – comprada com o dinheiro dos subornos do negócio dos submarinos – são paralíticos, ou melhor, subornam um médico para obter uma certidão fraudulenta de deficiência que lhes permite receber mais um subsidiozinho".

As críticas ao trabalho do jornalista subiram de tom quando José Manuel Pureza, professor de Política Internacional e ex-deputado pelo BE, criticou Rodrigues dos Santos na RTP Informação: "Esta cobertura passou por momentos de infelicidade, estou a utilizar as palavras mais brandas que consigo. É profundamente insultuoso para com o povo grego", afirmou.

Jornalista responde a Pureza

Em relação às críticas de José Manuel Pureza, o pivô da RTP considera que o professor universitário "não foi mal-intencionado", mas sublinha que "é preciso o máximo cuidado com as questões da liberdade de expressão".

Para José Rodrigues dos Santos, o serviço público não pode apenas dizer as verdades que convêm aos políticos. "O nosso trabalho enquanto jornalistas é mostrar as causas e as consequências", acrescentou.

José Rodrigues dos Santos criticado pivô direto comentador RTP