Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

RTP 1 quer fazer novela low cost

A RTP 1 está a trabalhar num projecto de uma telenovela de baixo custo com o objectivo de a colocar em grelha após o ‘Jornal da Tarde’, horário em que actualmente são exibidas produções brasileiras. A revelação foi feita ao CM por Hugo Andrade, director de programas da RTP 1.
24 de Janeiro de 2012 às 01:00
Director de programas da RTP diz que já há guiões escritos para a telenovela de hora de almoço
Director de programas da RTP diz que já há guiões escritos para a telenovela de hora de almoço FOTO: Jorge Paula

"Continuo muito a querer uma telenovela à hora do almoço e estamos a trabalhar [há quatro meses] no sentido de a viabilizar. O problema é que ainda temos contratadas novelas brasileiras e aquela faixa de programação é muito barata, logo o desafio é inventar um novo modelo de novela low cost para aquele horário", adianta. Contudo, o responsável diz que a RTP e a SP, que produz as novelas da SIC, se estão a "aproximar dos valores".

Para tal, explica, o modelo de produção tem de ser distinto das outra novelas. Ou seja, "as histórias, os elencos não podem ser iguais, têm de ter uma componente de edição maior", de forma a "rentabilizar tudo muito mais".

Sem falar de quanto poderá custar uma produção destas, sublinha que "este modelo terá de ser muito barato e muito diferente das novelas de prime time. Os valores não podem ser os mesmos". Assim, considera que "será uma nova realidade de produção, que dará mais trabalho a actores e a técnicos".

Apesar das dificuldades "para os produtores encontrarem e desenvolverem um modelo que encaixe" no que a RTP pretende, Hugo Andrade adianta que a "SP Televisão está a trabalhar nisso há quatro meses", acrescentando que já há guiões escritos.

RTP novela low cost
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)