Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

RTP ataca regras usadas pela ERC

José Alberto Carvalho atacou o modelo de pluralismo político-partidário definido pela ERC, alertando que o mesmo "colide com o código deontológico [dos jornalistas]".
13 de Janeiro de 2011 às 00:30
José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP, esteve três horas na comissão de ética
José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP, esteve três horas na comissão de ética FOTO: Bruno Colaço

O director de Informação da RTP foi à comissão de ética parlamentar no âmbito de um requerimento do PSD sobre a sub-representação do partido na antena do canal. Ao longo de três horas, e munido de documentos, negou que a RTP faça discriminação partidária e disse que o actual "modelo da ERC é absurdo".

A tese do jornalista foi bem aceite pelos deputados. Ainda assim, o PSD pediu sugestões para colmatar o problema. Mas José Alberto Carvalho disse que, com este modelo, os resultados serão os mesmos. "Estamos perante um pecado original. Foi definido um valor de referência como se fosse uma coisa natural, e não é. Não se justifica. Somos o único país da Europa onde se pretende obrigar um operador, neste caso a RTP, a cumprir quotas de notícias com base em valores de referência que decorrem dos resultados eleitorais obtidos por cada partido", referiu à saída da audição na AR.

O jornalista revelou que, por discordar deste modelo, decidiu agir: "Pedi um parecer ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, que, por unanimidade, dá razão às minhas suspeitas de que este conjunto de regras colide com algumas regras básicas do código deontológico do jornalismo português. E isso não pode ser ignorado."

José Alberto Carvalho sublinhou que não falta escrutínio à RTP, que é dotada de um "enquadramento legal como nenhuma empresa de media" em Portugal: "Respondemos perante 13 entidades ou regulamentos, desde a ERC ao Provedor."

RTP JOSÉ ALBERTO CARVALHO ERC NOTICIÁRIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)