Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

RTP BATE TVI NO SHARE

A inauguração do Estádio do Dragão, domingo, deu à RTP1 a vitória no ‘share’ diário (35,8%), conseguindo mais meio ponto percentual que a TVI no dia 25 de Outubro, aquando da estreia da nova Luz (35,3%). Tratou-se, aliás, do segundo dia consecutivo ganho pela estação pública: o futebol da selecção sub-21 e da selecção A na inauguração de Aveiro tinham-lhe dado a vitória também no sábado.
18 de Novembro de 2003 às 00:00
Em relação ao momento da inauguração propriamente dito, o Benfica ficou à frente no ‘campeonato’ dos novos estádios. A cerimónia de abertura da "catedral" benfiquista, transmitida pela TVI, foi vista por 2,2 milhões de pessoas (23,1 por cento), contra os 2,1 milhões (22,2 por cento) da inauguração portista, exibida pela televisão pública.
Quanto ao jogo propriamente dito, o melhor resultado foi conseguido pelo FC Porto-Barcelona com 16,7 por cento, enquanto o Benfica-Montevideu registou 16,3 por cento.
De resto, e em relação aos vários especiais, as diferenças são muito poucas, com o Benfica a ganhar no que respeita a ‘shares’ e o FC Porto a vencer nas audiências. Ambas as televisões preparam emissões ‘non stop’ ao longo do dia, com quase 20 horas de emissão na totalidade.
Nos dois dias (25 de Outubro e 16 de Novembro), registou-se a mesma casualidade de a SIC ter colocado no quinto lugar um programa seu entre os mais vistos: o ‘Jornal da Noite’ num caso e os ‘Malucos do Riso’ no outro. Os primeiros quatro lugares, em ambas as ocasiões, pertenceram às estações que transmitiram as inaugurações.
Mais distante no que toca a audiências ficou a abertura de portas do estádio Alvalade XXI, a 6 de Agosto, cuja festa foi igualmente transmitida pela RTP 1.
O Sporting-Manchester, jogo que encerrou as comemorações, foi o programa mais visto, mas "apenas" por 1,3 milhões de pessoas (14,3 por cento de audiência), seguindo-se o programa "Alvalade XXI - A Festa" com 12,6 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)