Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

RTP deve manter parte da direcção

Paulo Ferreira, escolhido por Alberto da Ponte para assumir o cargo de director de Informação da RTP, deverá manter parte da equipa directiva que acompanhava Nuno Santos. O primeiro sinal foi dado ao escolher o ex-subdirector Miguel Barroso para director-adjunto.
30 de Novembro de 2012 às 01:00
Paulo Ferreira foi escolhido para dirigir a informação da RTP por Alberto da Ponte, presidente da administração da empresa pública
Paulo Ferreira foi escolhido para dirigir a informação da RTP por Alberto da Ponte, presidente da administração da empresa pública FOTO: João Relvas/Lusa

Ao que o CM apurou junto de fontes da redacção da RTP, tudo indica que Paulo Ferreira deverá querer manter Manuel da Costa, apesar de o presidente da estação ter exonerado toda a direcção de Informação. José Manuel Portugal e Luís Costa são outros elementos que podem transitar. Os referidos profissionais já integraram várias direcções de informação. Rosário Salgueiro e Ana Pitas também são faladas como elementos de continuidade.

Contudo, e até a ERC aceitar a indicação de Paulo Ferreira – que ontem se encontrou informalmente com Nuno Santos – para director de informação, este não pode constituir equipa. Até lá, Luís Marinho, director-geral, comanda a área.

O CM apurou ainda, junto de vários profissionais da RTP, que Paulo Ferreira e Miguel Barroso são "amigos" e por isso "não é de estranhar a escolha". As mesmas pessoas dizem que "Paulo Ferreira é um bom profissional e um excelente colega de trabalho".

Já Nuno Santos, director de Informação demissionário, disse em comunicado que "o resultado do ‘inquérito’ estava à partida condicionado". "Todo este caso se afigura um pretexto para obter e, depois, justificar o meu afastamento", disse.

Na próxima semana, Nuno Santos será ouvido no Parlamento e pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, que irá avaliar se existe ou não matéria para abrir um processo disciplinar.

TV RTP NUNO SANTOS DIRECTOR DE INFORMAÇÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)