Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

RTP E TVI FALAM DO MESMO PROGRAMA

A RTP e a TVI convocaram ontem a Imprensa para apresentarem novos trunfos das grelhas. Mas, curiosamente, ambas falaram do mesmo programa: “Cuenta-me como Pasó”.
12 de Abril de 2003 às 01:41
Nuno Santos e Luís Andrade da RTP
Nuno Santos e Luís Andrade da RTP FOTO: Jordi Burch
Luís Andrade, director de programas da RTP, anunciou a intenção de produzir esta “série espanhola de grande sucesso que relata a história do País, enquanto segue uma família a ver televisão, servindo-se dos arquivos da própria televisão”. O projecto “está em estudo”, disse aquele responsável, frisando mesmo que “há uma carta de intenções”, mas “a produção é morosa”.
No entanto, na apresentação à Imprensa de “Grande Oportunidade”, José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, falou da mesma série, adiantando “que os direitos de produção já foram adquiridos”. E acrescentando: “Mas como tem custos de produção elevados, ainda não sabemos quando a vamos adaptar”.
Depois da confusão instalada, o CM quis saber a posição das duas estações.
A RTP garante: “Temos um pré-acordo com a produtora que em Portugal adquiriu os direitos, a Fábrica de Imagens, que por sua vez adquiriu os direitos ao grupo espanhol Ganga. O negócio não está fechado, mas existe uma carta de intenções que garante que a RTP produzirá a série. Aliás, o arquivo é da RTP e não sei como uma outra estação poderia fazer a série sem recorrer à estação pública”, referem os responsáveis.
Segundo o Gabinete de Imprensa da TVI: “Há um acordo com a TVE, que detém os direitos de ‘Cuenta Como Pasó’ para termos a série produzida em Portugal. Para todos os efeitos, consideramos que a série é nossa. O acordo foi reforçado no MIPCOM (Cannes), e os acordos são para cumprir”. A TVI negociou igualmente com a TVE os direitos de adaptação de “Ana e os Sete”, em exibição aos domingos.
MEMÓRIAS CONTEMPORÂNEAS
O produtor da Fábrica de Imagens, José Luís Carvalhosa, garantiu ao CM que esta situação “é um pouco confusa”: “A Fábrica de Imagens tem um pré-acordo, há um ano, com a produtora espanhola Ganga, para produzir em Portugal ‘Cuenta-me como Pasó’. É um pré-acordo, assinado, e válido em qualquer parte do Mundo. Vamos fazer uma adaptação do formato espanhol, porque a nossa realidade é diferente. A série começa em 67/68 e segue uma família que abre horizontes com a compra do aparelho de televisão. Na nossa versão, a história é contada pelo filho mais novo, que na actualidade tem cerca de 40 anos”. A história arranca na época da Primavera Marcelista e mostra as evoluções sentidas em Portugal desde então. “Não tanto do foro político, mas mais de mudança de costumes”
Em Espanha, “Cuenta-me como Pasó” foi exibida pela TVE e premiada como melhor série nacional, melhor actriz, para Ana Duato, e melhor actor, Imanol Arias.
O QUE AÍ VEM
TRUNFOS DA TVI
“Rosa Choque”, com Teresa Guilherme, começa entre Abril e Maio.
“Quem é Mais Inteligente?”, com Teresa Guilherme e Júlio Magalhães, é apresentado à Imprensa na quarta-feira e estreia a 11 de Maio.
Os “Bons Vizinhos” sucedem a “Tudo Por Amor” em Maio.
“Nas Asas da Música”, com os Anjos, é para o Verão.
Também o programa de Cinha Jardim e Cláudio Ramos será para o Verão. O título “Alto Nível” ainda não está confirmado.
A data de estreia do programa de José Carlos Araújo sobre hipnose ainda não está definida.
A estreia de Gisela Serrano na condução de um programa está a ser trabalhada.
Em produção acelerada está o programa de apanhados de Nuno Graciano.
“Big Brother 4” começa em Setembro.
A sucessora de “Amanhecer” – que termina em Agosto – já está escolhida e começa em Setembro. É uma parceria entre o autor Manuel Arouca e a Casa da Criação. História e elenco já estão confirmados. Na forja, estão mais duas telenovelas.
Está planeado um programa diário produzido pela Endemol.
As séries “Branca de Neve”, com Bridget Fonda, e “Lion in Winter”, com Gleen Close, serão exibidas pela TVI.
Já foram comprados os direitos da série espanhola “Cuenta-me Como Pasó”, mas tem custos de produção elevados, por isso, a TVI ainda não sabe quando a vai adaptar.
TRUNFOS DA RTP
“Passa Palavra” estreia dia 5 de Maio. É o sucessor de “O Elo Mais Fraco” e resulta de uma parceria entre a RTP e a Santa Casa da Misericórdia. “É um concurso de família, que teve grande sucesso em Espanha e Itália, e pretende que tanto os concorrentes como os espectadores procurem a resposta certa.
De acordo com Luís Andrade, o Canal Sociedade “já está praticamente estabelecido e deverá surgir em Setembro/Outubro. O Canal 1 será generalista e haverá uma grande união e sintonia com o Canal Sociedade”. Nuno Santos adiantou que a ideia é “distinguir o Canal 1 do que foi nos últimos anos”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)