A RTP e a TVI convocaram ontem a Imprensa para apresentarem novos trunfos das grelhas. Mas, curiosamente, ambas falaram do mesmo programa: “Cuenta-me como Pasó”.
Luís Andrade, director de programas da RTP, anunciou a intenção de produzir esta “série espanhola de grande sucesso que relata a história do País, enquanto segue uma família a ver televisão, servindo-se dos arquivos da própria televisão”. O projecto “está em estudo”, disse aquele responsável, frisando mesmo que “há uma carta de intenções”, mas “a produção é morosa”.
No entanto, na apresentação à Imprensa de “Grande Oportunidade”, José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, falou da mesma série, adiantando “que os direitos de produção já foram adquiridos”. E acrescentando: “Mas como tem custos de produção elevados, ainda não sabemos quando a vamos adaptar”.
Depois da confusão instalada, o CM quis saber a posição das duas estações.
A RTP garante: “Temos um pré-acordo com a produtora que em Portugal adquiriu os direitos, a Fábrica de Imagens, que por sua vez adquiriu os direitos ao grupo espanhol Ganga. O negócio não está fechado, mas existe uma carta de intenções que garante que a RTP produzirá a série. Aliás, o arquivo é da RTP e não sei como uma outra estação poderia fazer a série sem recorrer à estação pública”, referem os responsáveis.
Segundo o Gabinete de Imprensa da TVI: “Há um acordo com a TVE, que detém os direitos de ‘Cuenta Como Pasó’ para termos a série produzida em Portugal. Para todos os efeitos, consideramos que a série é nossa. O acordo foi reforçado no MIPCOM (Cannes), e os acordos são para cumprir”. A TVI negociou igualmente com a TVE os direitos de adaptação de “Ana e os Sete”, em exibição aos domingos.
MEMÓRIAS CONTEMPORÂNEAS
O produtor da Fábrica de Imagens, José Luís Carvalhosa, garantiu ao CM que esta situação “é um pouco confusa”: “A Fábrica de Imagens tem um pré-acordo, há um ano, com a produtora espanhola Ganga, para produzir em Portugal ‘Cuenta-me como Pasó’. É um pré-acordo, assinado, e válido em qualquer parte do Mundo. Vamos fazer uma adaptação do formato espanhol, porque a nossa realidade é diferente. A série começa em 67/68 e segue uma família que abre horizontes com a compra do aparelho de televisão. Na nossa versão, a história é contada pelo filho mais novo, que na actualidade tem cerca de 40 anos”. A história arranca na época da Primavera Marcelista e mostra as evoluções sentidas em Portugal desde então. “Não tanto do foro político, mas mais de mudança de costumes”
Em Espanha, “Cuenta-me como Pasó” foi exibida pela TVE e premiada como melhor série nacional, melhor actriz, para Ana Duato, e melhor actor, Imanol Arias.
TRUNFOS DA TVI
“Rosa Choque”, com Teresa Guilherme, começa entre Abril e Maio.
“Quem é Mais Inteligente?”, com Teresa Guilherme e Júlio Magalhães, é apresentado à Imprensa na quarta-feira e estreia a 11 de Maio.
Os “Bons Vizinhos” sucedem a “Tudo Por Amor” em Maio.
“Nas Asas da Música”, com os Anjos, é para o Verão.
Também o programa de Cinha Jardim e Cláudio Ramos será para o Verão. O título “Alto Nível” ainda não está confirmado.
A data de estreia do programa de José Carlos Araújo sobre hipnose ainda não está definida.
A estreia de Gisela Serrano na condução de um programa está a ser trabalhada.
Em produção acelerada está o programa de apanhados de Nuno Graciano.
“Big Brother 4” começa em Setembro.
A sucessora de “Amanhecer” – que termina em Agosto – já está escolhida e começa em Setembro. É uma parceria entre o autor Manuel Arouca e a Casa da Criação. História e elenco já estão confirmados. Na forja, estão mais duas telenovelas.
Está planeado um programa diário produzido pela Endemol.
As séries “Branca de Neve”, com Bridget Fonda, e “Lion in Winter”, com Gleen Close, serão exibidas pela TVI.
Já foram comprados os direitos da série espanhola “Cuenta-me Como Pasó”, mas tem custos de produção elevados, por isso, a TVI ainda não sabe quando a vai adaptar.
TRUNFOS DA RTP
“Passa Palavra” estreia dia 5 de Maio. É o sucessor de “O Elo Mais Fraco” e resulta de uma parceria entre a RTP e a Santa Casa da Misericórdia. “É um concurso de família, que teve grande sucesso em Espanha e Itália, e pretende que tanto os concorrentes como os espectadores procurem a resposta certa.
De acordo com Luís Andrade, o Canal Sociedade “já está praticamente estabelecido e deverá surgir em Setembro/Outubro. O Canal 1 será generalista e haverá uma grande união e sintonia com o Canal Sociedade”. Nuno Santos adiantou que a ideia é “distinguir o Canal 1 do que foi nos últimos anos”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.