Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

RTP e TVI usam GfK em anúncios

Os dois canais contestam as audiências televisivas divulgadas pela empresa, mas utilizam os seus dados para comunicar com os anunciantes.
27 de Maio de 2013 às 01:00
O sistema de medição de audiências da GfK continua envolto em polémica
O sistema de medição de audiências da GfK continua envolto em polémica FOTO: Filipa Couto

Apesar de terem ‘rompido’ com o sistema de medição de audiências da GfK, optando pela Marktest, RTP e TVI continuam a usar os dados daquela empresa para vender publicidade. Isto porque os anunciantes só aceitam os números da GfK, considerados pela Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) como os oficiais.

"A faturação aos anuncian-tes tem sido sempre feita com os dados da Gfk", confirma ao CM Manuela Botelho. A secretária geral da Asso-ciação Portuguesa de Anunciantes (APAN) refere que "as agências [de publicidade] estão todas a trabalhar com os dados da GfK e a faturação é feita através delas".

Caso a RTP e a TVI decidam abandonar definitivamente a CAEM e, consequentemente, o sistema de audiências da GfK – o que ainda não aconteceu formalmente –, as agências e os anunciantes "dificilmente aceitarão dois modos de faturação", apurou o CM junto de fontes do setor, que dizem ainda "acreditar num entendimento".

"Não seria sustentável", refere André Andrade. O diretor da agência de meios Carat recorda que "qualquer métrica tem de estar validada por todos os inter-venientes" e, segundo decisão da última assembleia geral da CAEM, "essa métrica é o painel da GfK". Ainda assim, este responsável acredita que "o bom senso vai imperar".

Contactada, a TVI recusou-se a comentar, alegando tratar-se de "um assunto interno". O CM questionou também a administração da RTP, mas não obteve resposta. Recorde-se que, tal como o CM noticiou, a estação de Queluz considera que o painel de audiências da GfK é responsável pela perda de vários milhões de euros em receitas publicitárias.

Audimetria agências RTP TVI
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)