Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

RTP FEZ BOA COBERTURA DO MUNDIAL

A ATV - Associação de Telespectadores já divulgou a sua apreciação televisiva nacional, no que refere ao mês de Junho.
5 de Julho de 2002 às 22:14
No que respeita à RTP, a ATV considerou que o melhor foi a cobertura do Mundial de futebol, enquanto o pior foi a hiperfutebolização da informação.

Refere aquela associação que “apesar dos direitos para Portugal terem sido comprados pela Sport TV, a RTP conseguiu assegurar a cobertura dos jogos mais importantes”. Lamenta, no entanto, que o canal estatal tenha dedicado uma enorme fatia do espaço noticioso ao futebol durante a duração do Mundial.

“Paradigmáticas, pela negativa, ficaram as entrevistas com o professor Neca e com António Boronha, a 24 de Junho, e a conferência de Imprensa de Gilberto Madaíl a 25 de Junho, que representaram alguns dos momentos mais penosos da história televisiva em Portugal”, considera a ATV.

SIC E TVI

No que respeita à SIC, o saldo positivo vai para a estreia do documentário “Século XX Português”, e a nota negativa para o “reality-game” “Masterplan”.

Sobre o “Século XX Português” refere a associação que “é um bom exemplo de como se podem focar temas culturais de forma ao mesmo tempo lúdica e pedagógica”.

Nesta apreciação da ATV, a estação TVI não conseguiu nenhuma classificação positiva. Mas foi chamada à atenção pela “telenovelização da antena”.

O relatório da associação destaca que “esse aspecto da estrutural da Quatro” já tinha sido criticado, “mas é tão marcante e insistente que só pode vir constantemente à baila quando de avalia este operador. “Um alinhamento sem fim de telenovelismo pegado, ‘non stop’, em que as histórias se confundem e interpenetram”, nota a ATV.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)