Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

RTP FOI A ÚNICA TV A CRESCER

A RTP foi a única televisão a crescer em Março, revelam os dados da Marktest, com um “share” de 23,9%. As privadas estão agora separadas por cinco décimas percentuais, sendo que a TVI foi a mais vista com um “share” de 29,7%, seguida da SIC, com 29,2.
2 de Abril de 2003 às 00:00
A estação dirigida por Moniz perdeu 1,6 pontos entre Fevereiro e Março, enquanto a SIC desceu oito décimas percentuais.
Os dados mostram que esta é a altura em que o mercado de televisão está mais equilibrado. Desde o aparecimento das privadas, as três estações nunca tinham estado tão próximas em termos de “share”.
No entanto, a RTP foi a única a melhorar as audiências no espaço de um mês, com destaque para a RTP1 que subiu de 23 para 23,9 %. A aposta no ‘Telejornal’ e o crescimento da ‘Operação Triunfo’ ajudou a subida. Mas foi a guerra do Iraque que ajudou a recuperação da RTP, já que, desde o dia 20 (data do arranque da ofensiva no Iraque), subiu a audiência do primeiro canal.
Durante o mês de Março, a RTP 1 ultrapassou sete vezes os 25 por % de "share" (percentagem de espectadores que viram um canal ao longo de determinado horário). O “share” de Março foi o melhor desde Agosto de 2000 ( em que o “share” era de 25,4 %) e confirma cinco meses consecutivos sempre a subir, que correspondem ao trabalho da nova equipa directiva da estação pública, constituída por Luiz Andrade/Nuno Santos (Programas) e José Rodrigues dos Santos/Judite de Sousa (Informação).
Também a RTP 2 melhorou as audiências, subindo de 4,8 % em Fevereiro para 5,1 em Março. Destaque ainda para a subida do Cabo. Em Março, o "share" subiu para 12,1 %, mais 1,2 % do que no mês anterior.
A SIC teve o seu pior resultado desde Maio de 1994 e a TVI o pior desde Agosto de 2002.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)