Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

RTP leva caso a tribunal

A RTP decidiu que vai impugnar judicialmente o parecer do Conselho de Opinião (CO) que rejeitou o nome de Felisbela Lopes para o lugar de provedora do espectador", disse ao CM fonte oficial da estação pública.
28 de Abril de 2010 às 00:30
Felisbela Lopes é pró-reitora da Universidade do Minho
Felisbela Lopes é pró-reitora da Universidade do Minho FOTO: José Rebelo

O conselho de administração da RTP só teve acesso ao parecer do CO na segunda-feira, ao final do dia. E ontem foi decidido avançar com a referida posição por não concordar com as razões evocadas. O CM sabe que um dos pontos que levaram ao veto da pró-reitora da Universidade do Minho respeita ao "mérito, profissionalismo e credibilidade" de Felisbela Lopes.

Sobre a decisão da RTP, Manuel Coelho Silva, presidente do CO, disse ao CM: "Não comento o que desconheço oficialmente".

Felisbela Lopes, por sua vez, reage com uma questão: "Gostava de perguntar se o CO tem um candidato, se ele foi defendido em paralelo com o meu nome, o qual foi apresentado pelo conselho de administração como é de lei. E se é verdade que esse candidato é o José Rebelo, como já foi avançado. Como é que ele pode entrar na minha audição, não intervir, votar e assinar um parecer? Para que serve afinal um CO que deve zelar pela transparência do processo e depois constrói tudo isto que não é nada claro".

Coelho da Silva garantiu ao CM que "o CO não tem candidatos, não faz sentido". Ainda assim refere que "José Rebelo podia ser um candidato, como qualquer outro cidadão" e "tinha condições para isso, penso que é o único em Portugal que foi jornalista no ‘Le Monde’".

PORMENORES

VETO

O Conselho de Opinião da RTP chumbou dia 23 de Abril, por 11 votos contra e 9 a favor, o nome de Felisbela Lopes para provedora do Telespectador.

CONSELHO DE OPINIÃO

Tem várias funções no âmbito do cumprimento do serviço público, sendo que o único parecer vinculativo é a escolha dos provedores do ouvinte e do telespectador.

POSSE

O CO da RTP é presidido por Manuel Coelho da Silva. Constituem este órgão 29 membros nomeados pela Assembleia da República.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)